AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO NO PERIÓDICO ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2010-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6919

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino Médio, Educação Escolar, Revisão sistemática

Resumo

O Ensino Médio é a etapa da Educação Básica com os maiores e mais preocupantes índices de reprovação e de evasão escolar. Pode-se inferir que são diversos os fatores que levam a essa situação. Diante deste contexto, investigar o Ensino Médio no Brasil se faz necessário, sendo o objetivo desta pesquisa realizar uma revisão sistemática sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio entre os números publicados na revista Estudos em Avaliação Educacional, de 2010 a 2023. Na revisão, foram coletados e tabulados 433 artigos, de setembro de 2023 a janeiro de 2024. A sistematização dos dados e as análises dos artigos indicam alta predominância de pesquisas sobre políticas e avaliações em larga escala (229) neste importante periódico, direcionado justamente aos estudos sobre avaliação. Entre aqueles sobre avaliação da aprendizagem (154), apenas nove se referem a pesquisas no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Cáthlen Lemos Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com Especialização em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade Sapiens. Membra do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Educação  (UFPel). Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Humanidades (UFAM). Pedagogo e Cientista da Computação (UCPel). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) e líder do grupo de pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos da UNIR.

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Silva, C. L., & Castro, R. F. de. (2025). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO NO PERIÓDICO ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2010-2023). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6919

Edição

Seção

Artigos