DESIGUALDADES TERRITORIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE

desafios para o ensino crítico de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7068

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Geografia, Desigualdades educacionais e territoriais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre as condições estruturais do ensino crítico de Geografia na educação básica brasileira, com base em dados do Censo Escolar 2023 (INEP). Fundamentado na Geografia crítica e na pedagogia freireana, adota-se análise quantitativa descritiva de variáveis como formação docente, infraestrutura escolar e desempenho educacional. Apenas 54% dos professores possuem formação específica na área, com fortes desigualdades regionais: Sudeste (62%) e Sul (61%) registram os melhores percentuais, enquanto Norte (43%) e Nordeste (49%) apresentam os mais baixos. A infraestrutura é igualmente desigual: apenas 12% das escolas dispõem de laboratório de Geografia. Embora se identifiquem indícios de relação entre formação e desempenho (IDEB), evitam-se inferências causais. O estudo atualiza o diagnóstico sobre desigualdades educacionais e territoriais e propõe agendas futuras para explorar práticas docentes em contextos adversos, políticas regionais diferenciadas e alternativas pedagógicas críticas.

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Biografia do Autor

Zaqueu Luiz Bobato, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Geografia – Produção e Transformação do Espaço Urbano e Regional pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Professor Formador no curso de Geografia Licenciatura UAB da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Professor do Curso de Geografia – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Fabio Caian de Jesus, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Mestre em Geografia – Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. 

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Bobato, Z. L., & Jesus, F. C. de. (2025). DESIGUALDADES TERRITORIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: desafios para o ensino crítico de Geografia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7068