ENSINO DE GRAMÁTICA EM UMA ABORDAGEM FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7163

Palavras-chave:

Formação linguística crítica;, Ensino de gramática;, Abordagem funcionalista do advérbio agora;, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo discutir possibilidades de ressignificação do trabalho pedagógico com a gramática no Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica. A discussão se ancora teoricamente em uma concepção de educação baseada na linguística funcional que visa à formação crítica dos estudantes, considerando os usos sociais da língua. Apresentamos uma proposta de trabalho com a gramática na sala de aula e ilustramos com o item agora a partir de dados buscados no Banco conversacional de Natal; cartas do século II (CE-DOHS) e a obra De notícias e não-notícias faz-se a crônica, compondo-se uma amostra de dados da fala e da escrita. Observamos as funções assumidas pelo advérbio nos gêneros carta e crônica. Concluímos que o item sob análise vem assumindo funções diversas. A partir disso, planificamos uma proposta de trabalho com a gramática na sala de aula. 

 

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Biografia do Autor

Maria José Oliveira, IFRN

Doutora em Linguística pela UFPB. Mestra em Linguística Aplicada pela UFRN. Graduada em Letras pela UFRN. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó.

Gisonaldo Arcanjo de Sousa, SECRN

 Doutor em Linguística pela UFRN. Mestre em Linguística Aplicada pela UFRN. Graduado em Letras pela UFRN. Docente de Língua Portuguesa da rede estadual do Rio Grande do Norte.

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos-Marques, IFRN

 Professora Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Oliveira, M. J., Arcanjo de Sousa, G., & Bezerra de Araújo Santos-Marques, I. (2025). ENSINO DE GRAMÁTICA EM UMA ABORDAGEM FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7163

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos