ENSINO DE GRAMÁTICA EM UMA ABORDAGEM FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7163Palavras-chave:
Formação linguística crítica;, Ensino de gramática;, Abordagem funcionalista do advérbio agora;, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Neste artigo, temos por objetivo discutir possibilidades de ressignificação do trabalho pedagógico com a gramática no Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica. A discussão se ancora teoricamente em uma concepção de educação baseada na linguística funcional que visa à formação crítica dos estudantes, considerando os usos sociais da língua. Apresentamos uma proposta de trabalho com a gramática na sala de aula e ilustramos com o item agora a partir de dados buscados no Banco conversacional de Natal; cartas do século II (CE-DOHS) e a obra De notícias e não-notícias faz-se a crônica, compondo-se uma amostra de dados da fala e da escrita. Observamos as funções assumidas pelo advérbio nos gêneros carta e crônica. Concluímos que o item sob análise vem assumindo funções diversas. A partir disso, planificamos uma proposta de trabalho com a gramática na sala de aula.
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