CIRCULAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS ANGLO-AMERICANAS NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL BRASILEIRO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7168Palavras-chave:
Circulação de ideias;, Americanismo;, Ensino técnico profissionalResumo
O objetivo do texto é a identificação das relações entre as viagens pedagógicas dos educadores brasileiros, vinculados ao ensino técnico profissional, com a circulação e consolidação das ideias pedagógicas da Escola Nova. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica amparada pela consulta às fontes documentais do arquivo Gustavo Capanema do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) e da Hemeroteca Digital, que permitiram discutir a forma como os educadores brasileiros, ligados ao ensino técnico profissional, importaram, se apropriaram, reelaboraram e, na medida do possível, aplicaram essas referências na organização do ensino técnico industrial. As viagens de Anísio Teixeira e Lourenço Filho aos EUA e a influência dos métodos americanos de educação apresentados por Omer Buyse motivaram os educadores a conhecer a pedagogia e o sistema público de educação norte americano.
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