CIRCULAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS ANGLO-AMERICANAS NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL BRASILEIRO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7168

Palavras-chave:

Circulação de ideias;, Americanismo;, Ensino técnico profissional

Resumo

O objetivo do texto é a identificação das relações entre as viagens pedagógicas dos educadores brasileiros, vinculados ao ensino técnico profissional, com a circulação e consolidação das ideias pedagógicas da Escola Nova. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica amparada pela consulta às fontes documentais do arquivo Gustavo Capanema do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) e da Hemeroteca Digital, que   permitiram discutir a forma como os educadores brasileiros, ligados ao ensino técnico profissional, importaram, se apropriaram, reelaboraram e, na medida do possível, aplicaram essas referências na organização do ensino técnico industrial.   As viagens de Anísio Teixeira e Lourenço Filho aos EUA e a influência dos métodos americanos de educação apresentados por Omer Buyse motivaram os educadores a conhecer a pedagogia e o sistema público de educação norte americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria de Assis, IFRN

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. Mestra em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN e Especialista em História do Nordeste (CERES-UFRN). Graduada em História (CERES-UFRN). Docente do IFRN, Campus Caicó, lecionando História Geral e do Brasil no Ensino Médio Integrado. Pesquisadora de História da Educação Profissional e Trabalho e Educação.

Ana Santana Batista Farias , IFRN

Doutora em Educação pela UFRN. Mestra em Educação pela UFRN. Graduada em Direito pela UFRN. Pesquisadora de Educação em Direitos Humanos.

Referências

AMARAL, Celina Pedrina Siqueira. Joaquim Faria Góes Filho e o Ensino Técnico Secundário no Brasil da década de 1930: concepções e disputas. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

ASSIS, Sandra Maria de. As viagens pedagógicas e a organização do ensino técnico profissional no Brasil (1909-1943): circulação de ideias e referências educacionais na rede de intelectuais da educação profissional. Tese (Doutorado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2023.

BUYSE, Omer. Méthodos Americanos de Educação Geral e Téchnica. Bahia: Imprensa Oficial do Estado,1927.

CUNHA, Luiz Antonio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp; Brasília, DF: FLACSO, 2005. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303021

FUCHS, Eckhardt. Networks and the History of Education. Paedagogica Historica, v. 43, n. 2, p. 185-197, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701248271

MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

PEDROSA, José Geraldo; SANTOS, Oldair Glatson dos. Agentes do ensino industrial no brasil (1920–30–40) e suas referências internacionais: europeísmo e americanismo. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 13, n. 1, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/28181 Acesso em: 5 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-19

PEDROSA, José Geraldo. Anglo-americanismo e industrialismo nos primórdios da república brasileira: Roberto Cocrhane Simonsen (1889-1948) e o trabalho moderno. History of Education in Latin America – HistELA, v. 4, p. 01–20, 2021. Disponível: https://periodicos.ufrn.br/histela/issue/view/1090. Acesso em: 16 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID26851

RABELO, Rafaela. S. Isaac Kandel e a constituição de redes entre Brasil e Estados Unidos. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XXI, n. 43, p. 67-96, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.19091/reced.vi0.770

WARDE, Miriam Jorge. As voltas que o mundo dá: Brasil, Estados Unidos, Turquia, França, Alemanha... nas primeiras décadas do século XX. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 27, n.3, jul./set., 2020. Disponível em: http.www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p336-362. Acesso em: 07 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p336-362

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Assis, S. M. de, & Farias , A. S. B. (2025). CIRCULAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS ANGLO-AMERICANAS NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL BRASILEIRO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7168

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos