EXPANSÃO E EVASÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
Do panorama nacional aos Institutos Federais no Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7184Palavras-chave:
Taxas de conclusão acumulada; Formação de professores; Adequação docenteResumo
O artigo aborda a formação de professores de Física no Brasil, destacando a evasão nas licenciaturas e os desafios enfrentados pelos estados do Nordeste. A análise dos microdados do Censo da Educação Superior (CES) evidencia o aumento de cursos e matrículas, especialmente com o papel dos Institutos Federais. Apesar disso, a evasão nas licenciaturas em Física permanece elevada, atingindo 72% em 2022. Os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte foram comparados quanto à oferta de vagas, evasão e adequação docente. O estudo também aborda a influência do ensino a distância (EAD) e a diferença entre as redes pública e privada. Conclui-se que políticas de apoio à permanência e o fortalecimento dos Institutos Federais são cruciais para mitigar o risco de 'apagão docente' e garantir a formação adequada de professores de Física.
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