A OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DE BACHELARD NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7186

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos; Ensino de Matemática; Formação de Professores.

Resumo

Trata-se de uma ação formativa destinada aos professores de Matemática que atuam nos 8º e 9º anos com ênfase no Sistema Estruturado de Ensino e na Aprendizagem Baseada em Projetos. Associada as concepções da epistemologia Bachelardiana, a dimensão metodológica de natureza qualitativa, com análise descritiva e interpretativa, conta com a revisão de literatura especializada que se fundamenta na ruptura do conhecimento simples e inicial, na valorização do erro como etapa do processo de aprendizagem e na superação dos obstáculos epistemológicos, tanto por parte dos alunos, quanto dos professores. A ação formativa centra-se nos conceitos de potenciação e notação científica, parametrizados pela BNCC via proposta da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados indicam que a adoção da ABP como estratégia metodológica favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas e possibilita a contextualização do conteúdo e a reflexão crítica sobre a prática docente.

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Biografia do Autor

Marinete Luiza de Souza Borges, Universidade de Cuiabá - UNIC

Mestranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino pela Universidade de Cuiabá- UNIC. Graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC/MT) de Tangará da Serra/MT. 

Laura Isabel Almeida, Universidade de Cuiabá - UNIC

Doutora em Educação pela PUCPR. Mestra em Educação pela UFMT. Graduada em Pedagogia pela UNIC. Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC).

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Borges, M. L. de S., & Almeida, L. I. (2025). A OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DE BACHELARD NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7186

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica