A OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DE BACHELARD NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7186Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos; Ensino de Matemática; Formação de Professores.Resumo
Trata-se de uma ação formativa destinada aos professores de Matemática que atuam nos 8º e 9º anos com ênfase no Sistema Estruturado de Ensino e na Aprendizagem Baseada em Projetos. Associada as concepções da epistemologia Bachelardiana, a dimensão metodológica de natureza qualitativa, com análise descritiva e interpretativa, conta com a revisão de literatura especializada que se fundamenta na ruptura do conhecimento simples e inicial, na valorização do erro como etapa do processo de aprendizagem e na superação dos obstáculos epistemológicos, tanto por parte dos alunos, quanto dos professores. A ação formativa centra-se nos conceitos de potenciação e notação científica, parametrizados pela BNCC via proposta da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados indicam que a adoção da ABP como estratégia metodológica favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas e possibilita a contextualização do conteúdo e a reflexão crítica sobre a prática docente.
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