A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
um olhar sobre o Referencial Curricular
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7187Palavras-chave:
Alfabetização científica, Análise documental, Referencial Curricular PotiguarResumo
A Educação Científica e Tecnológica ao redor do mundo têm se debruçado sobre um objetivo educacional: a alfabetização científica e tecnológica. Ainda que seu significado tenha, ao longo dos anos sido alterado em função de necessidades sociais. A ideia de uma formação necessária a todos os cidadãos para a compreensão da ciência e tecnologia persiste como um ideal. Assim, o presente estudo pretende analisar o Referencial Curricular Potiguar (RCP) do Ensino Médio, no tocante às ciências da natureza e a formação da educação profissional. Para tanto, se fez uso do software Iramuteq com uma perspectiva da análise lexical, permanecendo uma interpretação qualitativa ainda que o estudo possa ser classificado como misto. Os resultados iniciais apontam para elementos constitutivos da alfabetização científica e tecnológica no texto, ainda que essa referência não seja direta e que haja discrepância entre os eixos apontados.
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