A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

um olhar sobre o Referencial Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7187

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Análise documental, Referencial Curricular Potiguar

Resumo

A Educação Científica e Tecnológica ao redor do mundo têm se debruçado sobre um objetivo educacional: a alfabetização científica e tecnológica. Ainda que seu significado tenha, ao longo dos anos sido alterado em função de necessidades sociais. A ideia de uma formação necessária a todos os cidadãos para a compreensão da ciência e tecnologia persiste como um ideal. Assim, o presente estudo pretende analisar o Referencial Curricular Potiguar (RCP) do Ensino Médio, no tocante às ciências da natureza e a formação da educação profissional. Para tanto, se fez uso do software Iramuteq com uma perspectiva da análise lexical, permanecendo uma interpretação qualitativa ainda que o estudo possa ser classificado como misto. Os resultados iniciais apontam para elementos constitutivos da alfabetização científica e tecnológica no texto, ainda que essa referência não seja direta e que haja discrepância entre os eixos apontados.

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Biografia do Autor

Neftali Tarsis Fernandes de Medeiros, Posensino - UERN/IFRN/UFERSA

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PosEnsino). Especialista em Ensino de Ciências pela IECC. Graduado em Licenciatura em Física pelo IFRN. 

Janduir Egito da Silva, IFRN - Caicó

Doutor em Engenharia Química pela UFRN. Mestre em Química pela UFRN. Graduado em Licenciatura em Química pela UEPB. Docente do IFRN.

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Química pela UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Graduado em Licenciatura em Química pela UERN. Docente do Renoen, PosEnsino e IFRN.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Medeiros, N. T. F. de, Silva, J. E. da, & Nunes, A. O. (2025). A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um olhar sobre o Referencial Curricular. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7187

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos