ENTRE ÍNDICES E INDICADORES
a construção de um diagnóstico sobre o sistema estadual de ensino do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7210Palavras-chave:
Índices e indicadores, Qualidade educativa, Gestão e Aprendizagem, Rio Grande do NorteResumo
Este artigo evidencia a trajetória percorrida pelo Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional – OppEP na condução de uma pesquisa científica encomendada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte – SEEC/RN. A partir do enquadramento teórico-metodológico da referida pesquisa, o OppEP foi capaz de construir um conjunto de indicadores sensíveis à realidade concreta das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciaram os principais problemas de acesso, permanência e sucesso escolar no âmbito do sistema estadual de ensino, que foram apresentados por meio de 7 produtos finais: índice de exclusão social do Rio Grande do Norte; indicadores educacionais; indicadores educacionais por DIREC; indicadores dimensão 1, 2 e 3; propostas de ações; glossário conceitual da pesquisa e e-book de acesso aberto.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Márcio Adriano de; XAVIER, Lucas Leandro dos Santos; COSTA, Haulisson Jody Batista da; LIMA, Erika Roberta Silva de. Índices e indicadores do Ensino Fundamental no Seridó Ocidental: bases de análises e a gestão da aprendizagem. Natal: Editora FAMEN, 2025. DOI: https://doi.org/10.36470/famen.2025l8
AZEVEDO, Márcio Adriano de; CHAGAS, Kadydja Karla Nascimento; MEDEIROS, Neftali Tarsis Fernandes de (Orgs.). Índices e indicadores para a qualidade da educação no Rio Grande do Norte. Natal: Caule de Papiro, 2024.
AZEVEDO, Márcio Adriano de; MEDEIROS, Neftali Tarsis Fernandes de; LIMA, Erika Roberta Silva de. Índice e indicadores do ensino médio: o que mostram os números do seridó. João Pessoa: Ideia, 2023.
AZEVEDO, Márcio Adriano de. (Coord.). Indicadores Sociais e os desafios da qualidade para a Educação de Jovens e Adultos no contexto da (a)diversidade. Natal: IFRN, 2022. (Série Professus Literatus).
AZEVEDO, Márcio Adriano de (coord.). Indicadores Sociais e os desafios da qualidade para a Educação de Jovens e Adultos no contexto da (a) diversidade. Natal: IFRN, 2022. (Série Professus Literatus). DOI: https://doi.org/10.15628/editoraifrn.2022.2243
AZEVEDO, Márcio Adriano de. Avaliação de políticas públicas como pesquisa científica e o Programa Escola Ativa: 20 anos depois. Curitiba: CRV, 2018. DOI: https://doi.org/10.24824/978854442672.2
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1970
FONSECA, Samuel Ferreira da; MENDONÇA, Gustavo Lino. Uso de geoprocessamento em projetos da educação básica. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 5-19, jul./dez. 2015.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. Flacso, 2009. Disponível em: https://sinapse.gifeorg.br/download/indicadores-sociais-na-formulacao-e-avaliacao-de-politicas- -publicas. Acesso em: 22/03/2025.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 3. ed. Campinas: Alínea, 2004.
KAYANO, Jorge; CALDAS, Eduardo de Lima. Indicadores para o diálogo. Série indicadores, São Paulo, n. 8, p. 1-10, out. 2002.
MEDEIROS, Neftali Tarsis Fernandes; AZEVEDO, Márcio Adriano de. Análise do ensino médio com base em índices e indicadores: o que mostram os números em Caicó/RN. In: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da; NASCIMENTO, Antonio Anderson Brito do; SILVA, Fernanda Sheila Medeiros da (orgs.) Prática docente, política, currículo: para retomar o foco na qualidade. Mossoró: Edições Uern, 2023. p. 477-501.
MEDEIROS NETA, Olivia Morais Medeiros; SILVA, Lenina Lopes Soares. Estudos antecedentes em pesquisas educacionais: entre a necessidade, a pertinência e a prudência. Cenas Educacionais, [s. l.], v. 7, p. e17075, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17075. Acesso em: 10 jun. 2025.
RIBEIRO, Vanda Mendes; GUSMÃO, Joana Buarque de. Indicadores da qualidade na educação. 3. ed. São Paulo: Ação Educativa, 2007.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da exclusão escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na educação. Brasília/São Paulo: UNICEF/CENPEC, 2021. Disponível em: https:// www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil. pdf. Acesso em: 25 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marta Mariane Ferreira Gomes de Souza, Kadydja Karla Nascimento Chagas, Gerlúzia de Oliveira Azevedo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
