ENTRE ÍNDICES E INDICADORES

a construção de um diagnóstico sobre o sistema estadual de ensino do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7210

Palavras-chave:

Índices e indicadores, Qualidade educativa, Gestão e Aprendizagem, Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo evidencia a trajetória percorrida pelo Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional – OppEP na condução de uma pesquisa científica encomendada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte – SEEC/RN. A partir do enquadramento teórico-metodológico da referida pesquisa, o OppEP foi capaz de construir um conjunto de indicadores sensíveis à realidade concreta das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciaram os principais problemas de acesso, permanência e sucesso escolar no âmbito do sistema estadual de ensino, que foram apresentados por meio de 7 produtos finais: índice de exclusão social do Rio Grande do Norte; indicadores educacionais; indicadores educacionais por DIREC; indicadores dimensão 1, 2 e 3; propostas de ações; glossário conceitual da pesquisa e e-book de acesso aberto.

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Biografia do Autor

Kadydja Karla Nascimento Chagas, IFRN

Doutora em Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP-IFRN) e do Doutorado em Ensino em rede (RENOEN).

Gerlúzia de Oliveira Azevedo, IFRN

Doutora em Ciências Sociais pela UFRN. Professora do IFRN.

Marta Mariane Ferreira Gomes de Souza, SEEC-RN

Mestranda em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pós graduanda em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola (IFRN). Graduada em Gestão Desportiva e de Lazer (IFRN). É integrante do Grupo de Pesquisa em Lazer, Esporte e Sociedade (GPLES-IFRN) e do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OPPEP-IFRN).

 

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Chagas, K. K. N., Azevedo, G. de O., & Souza, M. M. F. G. de. (2025). ENTRE ÍNDICES E INDICADORES: a construção de um diagnóstico sobre o sistema estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7210

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos