CONSEQUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Uma análise da rede estadual paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7262

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Precarização, Rede Paulista

Resumo

Esse estudo investiga quais são as consequências e implicações do neoliberalismo, esse novo modelo capitalista, sobre a educação pública brasileira, tendo como ponto de partida inicial as reformas dos anos 90 no país e o recorte local da educação estadual paulista. Por meio de análise e estudo bibliográfico sobre o tema, parte-se da investigação do que é o fenômeno neoliberal e sua historicidade, também tendo destaque sua relação específica com países dependentes como o Brasil, para então analisar seus efeitos na educação, em especial, no que toca a precarização docente, as mudanças nas diretrizes e bases curriculares e a descaracterização da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em licenciatura e bacharelado em história pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Franca, mestre em ciências humanas e sociais pela Universidade federal do ABC - UFABC, doutoranda de sociologia na Universidade Federal do Paraná - UFPR e bolsista Capes. Atua como professora efetiva de história da rede estadual paulista de 2017 até hoje, estando atualmente de licença para o doutorado.

Tito Flávio Bellini Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo atualmente coordenador do Núcleo de Estudos Marx e Marxismos - NEMARX. Possui graduação, mestrado e Doutorado em Historia pela Universidade Estadual Paulista. Coordena o projeto "Memórias da Resistência" sobre a ditadura civil-militar brasileira. É coordenador da Associação de Defesa das Professoras e Professores da UFTM - ADPROU.  É vice-coordenador do curso de História.

Referências

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Editora Brasiliense, 2008.

______________. A ideologia da competência / Marilena Chaui; organizador André Rocha. -- Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014. (Escritos de Marilena Chaui, 3).

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariane Echalar. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

DERISSO, José Luis; DUARTE, Rita de Cássia. Crítica ao ideário neoliberal na educação: precarização e descaracterização da escola pública paulista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1169–1185, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651218. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651218. Acesso em: 10 maio. 2025.

DURAND, Jean-Pierre. A sociologia de Marx. Petrópolis: Vozes, 2016.

EAGLETON, Terry. Ideologia. Uma Introdução. São Paulo: Unesp/Boitempo, 1991.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GORENDER, Jacob. Introdução. In: K. Marx; F. Engels. A ideologia alemã. Tradução L. C. de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17° edição. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Maria. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução F. Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

________; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução L. C. de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MILIBAND, Ralph. Análise de classes. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. (Orgs.) Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999.

OLIVEIRA, Mariana Esteves. Professor, você trabalha ou só dá aula? O fazer-se docente entre História, Trabalho e Precarização na SEE-SP. Tese (Doutorado em História) Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 270 p. 2016.

OLIVEIRA, Dalila. Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade, POCHMANN, Marcio (org.). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. 1. ed. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2020. P. 207-227.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SANFELICE, José Luís. A política educacional do Estado de São Paulo: apontamentos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, p. 146-159. 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/ Nuances/article/view/730. Acesso em: 30 abr. 2023.

SILVA, Amanda Moreira. Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, J. P. da, & Oliveira, T. F. B. N. de. (2025). CONSEQUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: Uma análise da rede estadual paulista. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7262

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica