CONSEQUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Uma análise da rede estadual paulista
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7262Palavras-chave:
Educação, Neoliberalismo, Precarização, Rede PaulistaResumo
Esse estudo investiga quais são as consequências e implicações do neoliberalismo, esse novo modelo capitalista, sobre a educação pública brasileira, tendo como ponto de partida inicial as reformas dos anos 90 no país e o recorte local da educação estadual paulista. Por meio de análise e estudo bibliográfico sobre o tema, parte-se da investigação do que é o fenômeno neoliberal e sua historicidade, também tendo destaque sua relação específica com países dependentes como o Brasil, para então analisar seus efeitos na educação, em especial, no que toca a precarização docente, as mudanças nas diretrizes e bases curriculares e a descaracterização da escola pública.
Downloads
Referências
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CHAUI, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Editora Brasiliense, 2008.
______________. A ideologia da competência / Marilena Chaui; organizador André Rocha. -- Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014. (Escritos de Marilena Chaui, 3).
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariane Echalar. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.
DERISSO, José Luis; DUARTE, Rita de Cássia. Crítica ao ideário neoliberal na educação: precarização e descaracterização da escola pública paulista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1169–1185, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651218. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651218. Acesso em: 10 maio. 2025.
DURAND, Jean-Pierre. A sociologia de Marx. Petrópolis: Vozes, 2016.
EAGLETON, Terry. Ideologia. Uma Introdução. São Paulo: Unesp/Boitempo, 1991.
FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GORENDER, Jacob. Introdução. In: K. Marx; F. Engels. A ideologia alemã. Tradução L. C. de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17° edição. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Maria. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução F. Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
________; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução L. C. de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MILIBAND, Ralph. Análise de classes. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. (Orgs.) Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999.
OLIVEIRA, Mariana Esteves. Professor, você trabalha ou só dá aula? O fazer-se docente entre História, Trabalho e Precarização na SEE-SP. Tese (Doutorado em História) Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 270 p. 2016.
OLIVEIRA, Dalila. Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade, POCHMANN, Marcio (org.). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. 1. ed. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2020. P. 207-227.
PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANFELICE, José Luís. A política educacional do Estado de São Paulo: apontamentos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, p. 146-159. 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/ Nuances/article/view/730. Acesso em: 30 abr. 2023.
SILVA, Amanda Moreira. Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlia Pereira da Silva, Tito Flávio Bellini Nogueira de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
