CONTRARREFORMA EDUCACIONAL NAS ETECS DE SÃO PAULO
a visão dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7288Palavras-chave:
Política educacional, Ensino Médio, Ideologia, EmpreendedorismoResumo
Este artigo investiga as percepções de estudantes do ensino médio em Escolas Técnicas Estaduais (Etec) de São Paulo acerca das transformações impostas pela contrarreforma educacional. O problema central abordado é como a política, materializada no Novo Ensino Médio, impacta a formação desses estudantes, intensificando a dualidade educacional e as desigualdades de classe. A metodologia empregada envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes de uma Etec de São Paulo, seguidas de análise de conteúdo a partir de quatro categorias: flexibilização, fragmentação, tendência à privatização e natureza anticientífica. Os resultados revelam que a flexibilização do ensino permite parcerias com empresas privadas, precarizando o trabalho docente e o propósito da educação; a fragmentação prioriza o ensino técnico em detrimento dos conhecimentos científicos; a privatização transfere parte da formação para o setor privado; a natureza anticientífica manifesta-se na sua funcionalidade ao avanço do neofascismo.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.
BOITO JR., Armando. Política neoliberal e sindicalismo no Brasil. São Paulo: Xamã, 1999.
BOITO JR., Armando. Dilma, Temer e Bolsonaro: crise, ruptura e tendências na política brasileira. Goiânia: Phillos Academy, 2020. Disponível em: https://phillosacademy.com/dilma-temer-e-bolsonaro. Acesso em: 24 jan. 2025.
BOITO JR., Armando. O caminho brasileiro para o fascismo. Caderno CRH, Vol. 34 e021009, p.1-23, 2021.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino médio: desafios à educação profissional. Holos, [S. l.], v. 4, p. 261–271, 2018.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: caderno 12 (XXIX), 1932: apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. Trad. Maria Margarida Machado. 1. ed. Rio de Janeiro: IGS Brasil, 2024. Disponível em: https://igsbrasil.org/galeria. Acesso em: 24 jan. 2025
KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSKI, Gabriel. Educação profissional e os desafios da formação humana integral: concepções, políticas e contradições. Perspectiva, [S. I] v. 24, n. 1, p. 297–318. 2006.
KRAWCZYK, Nora; FERRETI, Celso João. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Retratos da Escola, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 33-44, 2017.
LEHER, Roberto. Educação e neofascismo no governo Bolsonaro. In: Rebuá, Eduardo; Costa, Reginaldo; Gomes, Rodrigo Lima R.; Chabalgoity, Diego (Orgs). (Neo)fascismos e educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro, Morula editorial, 2021, p 47-80.
MARTUSCELLI, Danilo Enrico. Crises políticas e capitalismo neoliberal no Brasil. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015.
MORAES, Reginaldo. Neoliberalismo: de onde vem, para onde vai?. São Paulo: Editora Senac, p. 9-67, 2001.
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. Reforma do Ensino Médio e a formação técnica e profissional. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 69-86, 2020.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Trad. Maria Leonor F. R. Loureiro. Campinas: Editora Unicamp, 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2011. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE. Novo ensino médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo: nota técnica. São Paulo: Repu, 2022. Disponível em: https://www.repu.com.br/_files/ugd/9cce30_94e850e610754771b59c08f985a1e9c8.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.
SOBRIÑO, Encarnación. Ideologia e educação: reflexões teóricas e propostas metodológicas. Trad. Roland Lazarte. São Paulo: Cortez Editora/Editora Autores Associados, 1986. v. Educação Contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bárbara Cruz da Silva, Kamila Fernanda Oliveira Anzen, Lucas Barbosa Pelissari (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
