CONTRARREFORMA EDUCACIONAL NAS ETECS DE SÃO PAULO

a visão dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7288

Palavras-chave:

Política educacional, Ensino Médio, Ideologia, Empreendedorismo

Resumo

Este artigo investiga as percepções de estudantes do ensino médio em Escolas Técnicas Estaduais (Etec) de São Paulo acerca das transformações impostas pela contrarreforma educacional. O problema central abordado é como a política, materializada no Novo Ensino Médio, impacta a formação desses estudantes, intensificando a dualidade educacional e as desigualdades de classe. A metodologia empregada envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes de uma Etec de São Paulo, seguidas de análise de conteúdo a partir de quatro categorias: flexibilização, fragmentação, tendência à privatização e natureza anticientífica. Os resultados revelam que a flexibilização do ensino permite parcerias com empresas privadas, precarizando o trabalho docente e o propósito da educação; a fragmentação prioriza o ensino técnico em detrimento dos conhecimentos científicos; a privatização transfere parte da formação para o setor privado; a natureza anticientífica manifesta-se na sua funcionalidade ao avanço do neofascismo.

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Biografia do Autor

Bárbara Cruz da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduanda no curso de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Kamila Fernanda Oliveira Anzen, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestra pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus Paranaguá, no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Lucas Barbosa Pelissari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Coordena o Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (Eppep).

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, B. C. da, Anzen, K. F. O., & Pelissari, L. B. (2025). CONTRARREFORMA EDUCACIONAL NAS ETECS DE SÃO PAULO: a visão dos estudantes . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7288

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica