MOVIMENTO PELA BASE E O PROCESSO DE PUBLICIZAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7291Palavras-chave:
Política curricular;, Educação Básica, MPB, BNCC, PublicizaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do Movimento Pela Base (MPB) e a política do terceiro setor no processo de publicização da política curricular da Educação Básica (EB). A problematização apresenta os conceitos que tomam corpus de discurso no processo de formulação e implementação da BNCC. Trata-se dos resultados de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, no qual os procedimentos metodológicos visaram apreender o contexto de surgimento do MPB e sua afinidade com as formulações da política de Terceira Via. Os resultados obtidos comprovaram que o movimento do empresariado no processo de formulação e implementação da política curricular para a EB no Brasil, sobretudo no período de 2013 a 2018, foi mediado pela cooperação entre o setor público e a sociedade civil, por meio do terceiro setor, proporcionando assim, a participação das redes políticas, no processo de elaboração e implementação de políticas curriculares.
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