CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS

uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7304

Palavras-chave:

Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Este texto se fundamenta no método materialista histórico com o objetivo de analisar o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Para tanto, capta as concepções de formação humana, educação escolar, avaliação e currículo, bem como as teorias pedagógicas que fundamentam o documento. Assim, revela a subordinação do CRMG aos mesmos fundamentos da contrarreforma representada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do mais, para fortalecer a resistência ativa ao projeto empresarial de educação pública, do qual a BNCC e o próprio CRMG fazem parte, o texto defende a pedagogia histórico-crítica como alternativa contra-hegemônica, em oposição ao esvaziamento da formação escolar e à destruição da educação pública, almejados pelas pedagogias do “aprender a aprender” e pelos princípios gerencialistas que sustentam o CRMG.

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Biografia do Autor

Leonardo Docena Pina, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Educação pela UFJF, Mestre em Educação pela UFJF, Graduado em Educação Física pela UFJF. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF.

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação pela UFBA, Mestre em Educação pela UFBA, Graduada em Pedagogia pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL e do Centro de Educação da UFAL.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, Graduada em Pedagogia pela UNESP/Bauru. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFES e do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da UFES.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Pina, L. D., Gama, C. N., & Galvão, A. C. (2025). CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7304

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica