ENSINO MÉDIO NO PNE (2014–2024)

metas e resultados da EPTNM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7306

Palavras-chave:

PNE, Universalização, Expansão, EPTNM

Resumo

O estudo em tela versa sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, tendo como objeto de estudo as metas 3 e 11, no que diz respeito à universalização do ensino médio e à expansão Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Apresenta um panorama acerca do que foi cumprido das referidas metas e quais os desafios para o próximo decênio. Pesquisa do tipo qualitativa por meio da análise documental de relatórios do monitoramento do PNE 2014–2024. Os resultados revelam o descumprimento das referidas metas e a remota possibilidade de alcançá-las até 2025. Desse modo, a universalização do ensino médio e a expansão da sua oferta integrada à educação profissional são desafios para o próximo decênio.

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Biografia do Autor

Zilda Tizziana Santos Araújo, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Educação pela UFPI (2019). Licenciada em Pedagogia pela UESPI (2004). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com habilitação em Docência Superior (UESPI, 2007). Áreas e temáticas de interesse: formação de professores, tecnologias
digitais da informação e comunicação (TDICs), desenvolvimento profissional, aprendizagem e
docência, práticas pedagógicas e inclusão escolar. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa
em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI).

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Coimbra (2023). Doutora pela
Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED (2007). Mestra em Educação pela
Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2000). Professora Titular da UFPI, integrante do
corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI,
bolsista Produtividade PQDT/UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis
Educativa (EPEduc) e Lider do NIPEEPP/CNPq.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Araújo, Z. T. S., & França-Carvalho, A. D. (2025). ENSINO MÉDIO NO PNE (2014–2024): metas e resultados da EPTNM . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7306