CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO DO AMAZONAS
abordagem sobre a implementação
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7310Palavras-chave:
Letramentos, Multiletramentos, RCA-EM, PCP-EMResumo
A reforma de ensino médio ocasionou mudanças nessa etapa de ensino, o que tem suscitado discussões, tensões e reflexões acerca das políticas curriculares em todos os componentes de ensino. Diante disso, este estudo tem como objetivo investigar a materialidade curricular de língua portuguesa na etapa ensino médio nos documentos do território amazonense. Para tal, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método bibliográfico e documental, do tipo exploratório, norteou a investigação do corpus curricular - RCA-EM e a PCP-EM. Os resultados apontam no currículo de língua portuguesa amazonense a prevalência de um ensino numa perspectiva tradicional em detrimento de teorias críticas e pós-críticas de currículo. Apesar de se propor o trabalho com campos de atuação (BNCC; Brasil, 2018), há um foco direcionado às famigeradas competências e habilidades, o que distancia o ensino de leitura e escrita como práticas sociais.
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Referências
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