A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA
uma crítica propositiva para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7322Palavras-chave:
Projeto de vida, Currículo escolar, Reformas educacionais, Planejamento de ensinoResumo
O presente estudo objetiva apresentar a disciplina Projeto de Vida em sua conceituação teórica, prática cotidiana e possibilidades pedagógicas. Para tanto, parte-se de uma elaboração inicial teórica acerca da origem do Projeto de Vida enquanto termo e enquanto disciplina curricularizada no Brasil, analisa-se a prática docente através de entrevistas com questionário semiestruturado às professoras que ministram esta disciplina em uma escola estadual do Rio Grande do Sul que recebe o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e enfim é descrito um relato de experiência propositivo discutindo possibilidades pedagógicas do componente curricular. Nesse sentido, entende-se a disciplina Projeto de Vida inserida em um contexto maior de “deformas” educacionais neoliberais e se intenciona discutir a prática docente a partir dos relatos de trabalho na temática.
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