A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA

uma crítica propositiva para a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7322

Palavras-chave:

Projeto de vida, Currículo escolar, Reformas educacionais, Planejamento de ensino

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar a disciplina Projeto de Vida em sua conceituação teórica, prática cotidiana e possibilidades pedagógicas. Para tanto, parte-se de uma elaboração inicial teórica acerca da origem do Projeto de Vida enquanto termo e enquanto disciplina curricularizada no Brasil, analisa-se a prática docente através de entrevistas com questionário semiestruturado às professoras que ministram esta disciplina em uma escola estadual do Rio Grande do Sul que recebe o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e enfim é descrito um relato de experiência propositivo discutindo possibilidades pedagógicas do componente curricular. Nesse sentido, entende-se a disciplina Projeto de Vida inserida em um contexto maior de “deformas” educacionais neoliberais e se intenciona discutir a prática docente a partir dos relatos de trabalho na temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Weiler Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista CNPq de Iniciação Científica do Grupo de Estudos Educação e Transgressão (GEETRANS) e colabora com diversos projetos independentes de debate sobre Relações Internacionais no formato Model of United Nations voltados para o Ensino Médio.

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da C

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Weiler Nunes, N., & Kaercher, N. A. (2025). A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA: uma crítica propositiva para a prática docente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7322

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica