A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS LIMIARES DA ILHA DE MARAJÓ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7337

Palavras-chave:

Percepção, Gestores, Docentes, Base Nacional Comum Curricular, Ilha de Marajó

Resumo

Este artigo é recorte de uma tese que teve como objetivo analisar a implementação e materialização da Base Nacional Comum Curricular no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio na Ilha de Marajó. Apresenta-se percepções de nove gestores e 16 docentes de uma escola, escolhida por ser a escola de Ensino Médio com o maior número de alunos matriculados, do município marajoara com maior IDHM e que apresentou os menores índices de pessoas extremamente pobres e pobres. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e delineamento de pesquisa exploratória. A análise dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas revela que foram ignoradas demandas econômicas, culturais e sociais dos povos das águas e das florestas que vivem no território marajoara, tornando o novo Ensino Médio inexequível e agravando o processo de exclusão de acesso à educação escolar.

 

 

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Biografia do Autor

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Ciências (Matemática: Análise) e Mestre em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos; Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente aposentada da Unesp. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA)  Editora da Revista Colloquium Humanarum. 

Francisco Miguel, Seduc/PA

Doutor e Mestre em Educação pela Unoeste. Graduação em Pedagogia pela UFPA. É efetivo na função de professor na função pedagógica da Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista, Marajó, Pará. Atua como professor de Filosofia do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em um circuito localizado nos municípios de Muaná e São Sebastião da Boa Vista.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Fürkotter, M., & Oliveira, F. M. da S. de. (2025). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS LIMIARES DA ILHA DE MARAJÓ. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7337

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica