A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS LIMIARES DA ILHA DE MARAJÓ
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7337Palavras-chave:
Percepção, Gestores, Docentes, Base Nacional Comum Curricular, Ilha de MarajóResumo
Este artigo é recorte de uma tese que teve como objetivo analisar a implementação e materialização da Base Nacional Comum Curricular no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio na Ilha de Marajó. Apresenta-se percepções de nove gestores e 16 docentes de uma escola, escolhida por ser a escola de Ensino Médio com o maior número de alunos matriculados, do município marajoara com maior IDHM e que apresentou os menores índices de pessoas extremamente pobres e pobres. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e delineamento de pesquisa exploratória. A análise dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas revela que foram ignoradas demandas econômicas, culturais e sociais dos povos das águas e das florestas que vivem no território marajoara, tornando o novo Ensino Médio inexequível e agravando o processo de exclusão de acesso à educação escolar.
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