O ENSINO RELIGIOSO NA BNCC E NO CRMG
análise comparativa da influência dos modelos históricos nos documentos
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7338Palavras-chave:
Ensino Religioso, BNCC, CRMG, Ciências da ReligiãoResumo
A proposta deste artigo é traçar algumas comparações entre a perspectiva apresentada na BNCC para o componente de Ensino Religioso e sua revisão no CRMG. Algumas alterações feitas no segundo documento curricular em relação ao primeiro apresentam-se como uma modificação na postura metodologica. Conforme se demonstrará essas modificações representam um resgate da perspectiva interconfessional, tradicional na história do componente em Minas Gerais, em detrimento de uma não confessionalidade defendida pela BNCC. Afora o risco inerente a qualquer postura normativa em delimitar a condução e o protagonismo docente, e os questionáveis enfoques em competências e habilidades que limitam o protagonismo crítico discente, as alterações do CRMG em relação à BNCC ainda recuam em relação àquilo que poderia ser o principal avanço desta, a valorização de uma postura não confessional e de um ensino religioso verdadeiramente laico.
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