O FECHAMENTO DAS ESCOLAS RURAIS, O CURRÍCULO E O NEOLIBERALISMO EM RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7341

Palavras-chave:

Avaliação externa, Escola rural, Currículo, Políticas educacionais

Resumo

O estudo analisa o processo de nucleação e o fechamento das escolas rurais em Rondônia, com base em avaliações externas de larga escala e o Censo Escolar. Destaca o impacto das políticas neoliberais na educação rural, como a padronização curricular que ignora saberes locais, o fraco desempenho escolar agravado pela precariedade estrutural e pela falta de políticas públicas eficazes, além da lógica econômica por trás do encerramento das unidades. Argumenta que essas medidas aprofundam desigualdades sociais e territoriais, provocam evasão escolar e o êxodo rural. Defende a valorização das escolas resistentes ao sistema vigente, que seguem lutando pela cultura camponesa.

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Biografia do Autor

Elisama Barbosa Barro Gehring, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Educação pelo PPGE/UNIR; Especialista em Docência na Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - Faculdade Pitágoras, UNIMINAS; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e bolsista CAPES.

Maria Aparecida Antero Correia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Professora e Chefe do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura; Professora do PPGE/UNIR e Coordenadora do PGEDA - Doutorado em Rede.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Gehring, E. B. B., & Correia, M. A. A. (2025). O FECHAMENTO DAS ESCOLAS RURAIS, O CURRÍCULO E O NEOLIBERALISMO EM RONDÔNIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7341

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica