REFORMA DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7347

Palavras-chave:

Formação de Docentes, Ensino Médio Integrado, Novo Ensino Médio, BNCC

Resumo

Este artigo analisa os possíveis impactos da redução da carga horária no curso "Formação de docentes para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal, em nível médio" no Paraná. A reforma atende à Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017. Em 2024, a Lei nº 14.945/2024 implementou uma nova reforma do ensino médio, resultado de um intenso debate entre diversos setores da sociedade. Este artigo busca analisar, sob uma perspectiva histórico-crítica, as recentes reformas e contrarreformas do Ensino Médio brasileiro e seus efeitos possíveis na formação dos jovens paranaenses. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com análise documental e bibliográfica de Instruções Normativas, Decretos governamentais, Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC) e Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas que oferecem o curso Normal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Maria David, Universidade do Oeste Paulista - UNIOESTE

Doutoranda em Educação pela UNIOESTE. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES); Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT).

Simone Sandri, Universidade do Oeste Paulista - UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Instituição de trabalho: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) / UNIOESTE. Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES) /UNIOESTE.

Isaura Monica Souza Zanardini , Universidade do Oeste Paulista - UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de pós-graduação em Educação (PPGE) e Curso de Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

Referências

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, RML; RODRIGUES, DS (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1.ed. Campinas, SP: Alínea, 2012, v. 89-113.

PARANÁ. Institui As Diretrizes Curriculares Complementares do Ensino Médio e O Referencial Curricular Para O Ensino Médio do Paraná. Disponível em: https://www.cee.pr.gov.br/sites/cee/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/deliberacao_04_21.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.

BRASIL. Constituição (2022). Instrução nº 006, de maio de 2022: Dispõe sobre a implantação das Matrizes Curriculares do Novo Ensino Médio – NEM e a implementação dos itinerários formativos da Educação Profissional Técnica, em consonância com a legislação vigente, a partir do ano letivo de 2022. Curitiba.

CURY, Carlos R. Jamil. Educação e Contradição. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1989. 134 p.

FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; DICKMANN, Ivo; PERTUZATTI, Ieda. CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO MÉDIO TÉCNICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 871-884, jul./set. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30272. Acesso em: 18 jul. 2025.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Instituto Cidadania. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. 303 p.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Christian Laval. trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva – Londrina: Editora Planta, 2004. XXI, 324p.

GABRE, Viviane. FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO – MODALIDADE NORMAL: O CURSO QUE RESISTE E PERSISTE NO ESTADO DO PARANÁ. Viviane Gabre. Orientadora Ângela Maria Silveira Portelinha. —Francisco Beltrão, 2022. 141p.

GROPPO, Luís Antonio. Uma onda mundial de revoltas: Movimentos estudantis de 1968. 2. ed. São Carlos: Pedro& João, 2022. 369 p.

GONÇALVES, Amanda Melchiotti; DEITOS, Roberto Antonio. Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): fundamentos teóricos e ideológicos. Eccos - Revista Cientifica,

São Paulo, n. 52, p. 1-19, e10678, jan./mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10678.

MIGUEL, M. E. B. A institucionalização da instrução pública no Paraná: um estudo a partir de fontes. Série Estudos, Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande, n. 25, p. 31-41, jan./jun. 2008.

MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 1, p. 07-25, 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37414101.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.

KUENZER, Acácia Zeneida. A educação no mundo do trabalho: desafios da sociedade do conhecimento. São Paulo: Cortez, 2012.

RAMOS, Marize. CONCEPÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Acessado dia 15/08/2023 disponível na pagina http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf

RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 106-127.

Ramos, Marise Nogueira, A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? Marise Nogueira Ramos, São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, Dermeval Sobre a concepção de politecnia/Dermeval Saviani. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SAVIANI, D. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. SAVIANI, D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3PG1yfY. Acesso em: 20 jul. 2022.

SAVIANI, D. O legado educacional do século XIX. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SEED. PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CURSO: FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA MODALIDADE NORMAL, EM NÍVEL MÉDIO. Secretária Estadual de Educação- Paraná/2024.

SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio Pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola, Brasília, v. 20, n. 11, p. 19-31, jul. 2017. Semestral. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=monica+ribeiro+reforma+do+ensino+ édio&btnG=. Acesso em: 24 ago. 2023.

SILVA, Mônica Ribeiro da. Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 109, pág. 1057-1080, out.-dez. 2020.

Orientações curriculares para o curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Profissional. – Curitiba: SEED – Pr., 2014. ISBN:978-85-8015-071-1

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Proposta Pedagógica Curricular: curso: formação de docentes da educação infantil e dos anos iniciais, na modalidade normal, em nível médio. Curitiba, PR: SEED, 2022.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Diretoria de Educação. Instrução Normativa N.º 006/2022 - DEDUC/SEED: Dispõe sobre a implantação das Matrizes Curriculares do Novo Ensino Médio (NEM) e a implementação dos itinerários formativos da Educação Profissional Técnica, em consonância com a legislação vigente, a partir do ano letivo de 2022. Curitiba, 1 fev. 2022. Documento anexo.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

David, F. M., Sandri, S., & Zanardini , I. M. S. (2025). REFORMA DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7347

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica