LEI Nº 14.986/2024

impactos no ensino de ciências e na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7348

Palavras-chave:

Equidade de gênero, Ensino de ciências, Formação docente

Resumo

A Lei nº 14.986/2024 marca um avanço na promoção da equidade de gênero no ensino de ciências e na formação docente. A legislação determina a inclusão de contribuições femininas nos currículos escolares, buscando desconstruir estereótipos de gênero e ampliar a representatividade. Em um cenário marcado por desigualdades, o estudo avalia os impactos da lei, destacando sua potencialidade de fortalecer o letramento científico, inspirar jovens meninas, transformar práticas docentes e promover maior inclusão. A análise evidencia que, para sua efetividade, são necessários investimentos em formação inicial e continuada, além da produção de materiais com narrativas interseccionais e inclusivas. Apesar de resistências, a implementação da lei pode transformar a educação, incorporando diversidade e cidadania como valor formativo. Ao tratar gênero de forma transversal, assume-se um papel transformador na construção de um sistema educacional mais equânime, inspirando gerações no enfrentamento de desigualdades estruturais.

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Biografia do Autor

Carla Karine Oliveira Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Ensino de Ciências e Mestra em Ensino de Ciências Naturais pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFMS. Docente efetiva na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Desenvolve estudos sobre gênero, sexualidade e ensino de ciências no curso de doutorado.

Keissy Carla Oliveira Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Ensino de Ciências e Mestra em Ensino de Ciências Naturais pela UFMS. Graduada em Física-Licenciatura pela UFMS. Docente efetiva na Rede Estadual de Ensino de MS. Desenvolve pesquisas na linha de Formação de Professores de Ciências, com foco em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Currículo e BNCC.

Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela UFMS. Mestra em Educação pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela USU-RJ. Docente efetiva da UFMS nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências, Pós-graduação Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - Instituto de Física.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Martins, C. K. O., Martins, K. C. O., & Machado, V. de M. (2025). LEI Nº 14.986/2024: impactos no ensino de ciências e na formação docente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7348

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica