REGULAÇÕES SUBJETIVAS E CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO DO SUL (2017-2024)
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7352Palavras-chave:
Política curricular, Subjetivação juvenil, Mato Grosso do SulResumo
O artigo analisa os desdobramentos da implementação do Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul, entre 2017 e 2024, com foco nos itinerários formativos e na disciplina Projeto de Vida. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter documental, toma como base legislações e o currículo sul-mato-grossense. O objetivo é compreender como a política curricular desse estado atua na regulação das subjetividades juvenis sob a lógica neoliberal. Os resultados apontam contradições entre os discursos de protagonismo e escolha e as condições reais de oferta educacional. Observam-se precariedade na infraestrutura, ausência de formação docente específica, fragilidade nos materiais didáticos e desigualdade na distribuição dos itinerários, o que compromete a efetividade da proposta. Já a disciplina Projeto de Vida mostrou-se como instrumento de conformação subjetiva, reforçando valores neoliberais, mas foi descontinuada a partir de 2025, em face da reorientação curricular promovida pela reformulação da política em nível nacional.
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Referências
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