NOTAS SOBRE A BNCC E O CURRÍCULO DE SERGIPE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7355Palavras-chave:
BNCC, Políticas educacionais, CurrículoResumo
Este artigo teve como objetivo compreender o processo de constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua articulação com o currículo de Sergipe para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental (Integrar e Construir). Fundamentado no materialismo histórico-dialético, o estudo utilizou a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos. A análise das normativas nacionais e dos documentos afetos ao Currículo de Sergipe revelou uma tentativa de conciliação entre os princípios declarados de inclusão, criticidade, equidade e respeito à diversidade, e as diretrizes normativas da BNCC, fortemente marcadas por uma lógica de padronização e controle. Contudo, essa conciliação se mostra frágil diante da superficialidade com que temas essenciais, como gênero, sexualidade e direitos humanos, foram abordados. Reforça práticas educativas alinhadas ao projeto neoliberal, centrado na formação de sujeitos adaptáveis e produtivos, em detrimento da formação omnilateral.
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