NOTAS SOBRE A BNCC E O CURRÍCULO DE SERGIPE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7355

Palavras-chave:

BNCC, Políticas educacionais, Currículo

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender o processo de constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua articulação com o currículo de Sergipe para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental (Integrar e Construir). Fundamentado no materialismo histórico-dialético, o estudo utilizou a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos. A análise das normativas nacionais e dos documentos afetos ao Currículo de Sergipe revelou uma tentativa de conciliação entre os princípios declarados de inclusão, criticidade, equidade e respeito à diversidade, e as diretrizes normativas da BNCC, fortemente marcadas por uma lógica de padronização e controle. Contudo, essa conciliação se mostra frágil diante da superficialidade com que temas essenciais, como gênero, sexualidade e direitos humanos, foram abordados.  Reforça práticas educativas alinhadas ao projeto neoliberal, centrado na formação de sujeitos adaptáveis e produtivos, em detrimento da formação omnilateral.

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Biografia do Autor

Etienne Henrique Brasão Martins, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre e Doutorando em Educação pela UEM. Docente da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR).

Kátia Rodrigues Montalvão Paias, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Administradora, Historiadora, Pedagoga e estudante de Psicologia. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI) e do Grupo de Estudos Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), ambos do(a) Universidade Estadual de Maringá.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é docente vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui Bolsa Produtividade pela Fundação Araucária. É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq), Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Paraná (Progrades).

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Martins, E. H. B., Paias, K. R. M., & Francisco, M. V. (2025). NOTAS SOBRE A BNCC E O CURRÍCULO DE SERGIPE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7355

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica