ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM AFONSO BEZERRA/RN
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7366Palavras-chave:
Alfabetização filosófica, Ensino médio, Formação, ExperiênciaResumo
Partimos de uma situação real: a alfabetização filosófica (AF) na formação de professores do Ensino Médio em Afonso Bezerra. A AF é uma prática pedagógica rei-ventada, inspirada nas 40 horas de Angicos (RN) e pensada a partir das especificidades do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEFI/UERJ). Nosso objetivo é dialogar acerca das contribuições que a formação em AF oferece à formação de professores. Deste estudo emergiu uma pergunta: o que o ato de perguntar suscita numa formação de professores? Durante a escrita, contemplamos a revisão bibliográfica e a técnica nuvem de palavras, além das experiências vividas na formação. A prática formativa em AF possibilitou aos professores uma intensidade de pensamentos, que atravessaram e problematizaram nossa maneira de nos relacionar com a pergunta, as palavras, os outros, a vida, o mundo.
Downloads
Referências
BERLE, Simone. Infância como caminho de pesquisa: o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/PROPEd/UERJ) e a educação filosófica de professoras e professores. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação na escola Belas Artes de Pernambuco. Recife, 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 4. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021b. p. 49-65.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Organização Brenda Bell, John Gaveta e John Pete. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
GIL, Henrique; OLIVEIRA, Jessica. O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Egitania Sciencia, v. 32, n. 1, p. 9‐24, 2023. Disponível em: https://egitaniasciencia.ipg.pt/index.php/revista-egitaniasciencia/article/view/154. Acesso em: 25 out. 2024.
KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Rio de Janeiro: NEFI, 2021.
KOHAN, Walter Omar. Uma viagem de sonhos impossíveis. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2022.
KOHAN, Walter Omar; FERNANDES, Rosana Aparecida. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e236273, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236273. Acesso em: 29 set. 2024.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
VILELA, Rosana Brandão; ADENIZE, Ribeiro; NILDO, Alves Batista. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, v. 2, n. 11, p. 29-36, 2020. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230
WAKSMAN, Vera. Da tensão do pensar: sentidos da filosofia com crianças. In: KOHAN, Walter Omar. Ensino de filosofia. Perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 117-180.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlineide Justina da Silva Almeida (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
