ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM AFONSO BEZERRA/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7366

Palavras-chave:

Alfabetização filosófica, Ensino médio, Formação, Experiência

Resumo

Partimos de uma situação real: a alfabetização filosófica (AF) na formação de professores do Ensino Médio em Afonso Bezerra. A AF é uma prática pedagógica rei-ventada, inspirada nas 40 horas de Angicos (RN) e pensada a partir das especificidades do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEFI/UERJ). Nosso objetivo é dialogar acerca das contribuições que a formação em AF oferece à formação de professores. Deste estudo emergiu uma pergunta: o que o ato de perguntar suscita numa formação de professores? Durante a escrita, contemplamos a revisão bibliográfica e a técnica nuvem de palavras, além das experiências vividas na formação. A prática formativa em AF possibilitou aos professores uma intensidade de pensamentos, que atravessaram e problematizaram nossa maneira de nos relacionar com a pergunta, as palavras, os outros, a vida, o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlineide Justina da Silva Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Mestra em Educação pela UFRN. Especialista em Sustentabilidade no Semiárido pela UFERSA.

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista do Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordena o Projeto de Extensão em Escola Pública (“Em Caixas a Filosofia em-caixa?”, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. 

Referências

BERLE, Simone. Infância como caminho de pesquisa: o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/PROPEd/UERJ) e a educação filosófica de professoras e professores. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação na escola Belas Artes de Pernambuco. Recife, 1959.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 4. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021b. p. 49-65.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Organização Brenda Bell, John Gaveta e John Pete. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GIL, Henrique; OLIVEIRA, Jessica. O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Egitania Sciencia, v. 32, n. 1, p. 9‐24, 2023. Disponível em: https://egitaniasciencia.ipg.pt/index.php/revista-egitaniasciencia/article/view/154. Acesso em: 25 out. 2024.

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire: um menino de 100 anos. Rio de Janeiro: NEFI, 2021.

KOHAN, Walter Omar. Uma viagem de sonhos impossíveis. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2022.

KOHAN, Walter Omar; FERNANDES, Rosana Aparecida. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e236273, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236273. Acesso em: 29 set. 2024.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

VILELA, Rosana Brandão; ADENIZE, Ribeiro; NILDO, Alves Batista. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, v. 2, n. 11, p. 29-36, 2020. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230

WAKSMAN, Vera. Da tensão do pensar: sentidos da filosofia com crianças. In: KOHAN, Walter Omar. Ensino de filosofia. Perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 117-180.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Almeida, C. J. da S., & Kohan, W. O. (2025). ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM AFONSO BEZERRA/RN. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7366