IMPACTOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO ACRE - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7370

Palavras-chave:

Acre, Ensino Médio, Itinerários Formativos, Reformas Curriculares

Resumo

O artigo objetiva compreender as particularidades regionais e os desafios da implementação dos Itinerários Formativos propostos na Base Nacional Comum Curricular no contexto da reforma do Ensino Médio no Acre - Brasil. A pesquisa adota abordagem qualitativa fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, com dados obtidos por meio de análise documental, questionário e entrevista. A organização dos dados se deu com a técnica de Núcleos de Significação. Do ponto de vista teórico, a análise foi sustentada na teoria dos códigos de Bernstein (1996) e nas contribuições de Apple (2003, 2006), Sacristán (2013, 2017) e Saviani (2010). Os resultados revelam inconsistências epistemológicas no texto da Base, especialmente em relação à Pedagogia das Competências, além de desafios estruturais e operacionais significativos, que incluem a expropriação e sobrecarga do trabalho docente e as condições materiais das escolas para atender às demandas do Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Maria Alessandra Moulin, Pangea Educacional

Diretora Pedagógica na Pangea Consultoria Educacional. Doutora em Educação (UnB). Mestre na área de Relações Internacionais e Ciência Política com ênfase em Defesa e Poder Aeroespacial. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Integro o Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB e o grupo do Laboratório de Pesquisa em Segurança, Desenvolvimento e Defesa Lab-SDD na ESD/MD, ambos cadastrados no CNPq.

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília - UNB

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.  Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico - PRODOCÊNCIA. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Coordena o Observatório de Educação Básica (ObsEB) da Faculdade de Educação da UnB. É membro do Fórum Distrital de Educação e da Comissão Técnica Distrital, responsável pela elaboração do Plano Distrital de Educação - PDE (2025-2035). 

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Moulin, M. A., & Silva, E. F. (2025). IMPACTOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO ACRE - BRASIL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7370

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica