IMPACTOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO ACRE - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7370Palavras-chave:
Acre, Ensino Médio, Itinerários Formativos, Reformas CurricularesResumo
O artigo objetiva compreender as particularidades regionais e os desafios da implementação dos Itinerários Formativos propostos na Base Nacional Comum Curricular no contexto da reforma do Ensino Médio no Acre - Brasil. A pesquisa adota abordagem qualitativa fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, com dados obtidos por meio de análise documental, questionário e entrevista. A organização dos dados se deu com a técnica de Núcleos de Significação. Do ponto de vista teórico, a análise foi sustentada na teoria dos códigos de Bernstein (1996) e nas contribuições de Apple (2003, 2006), Sacristán (2013, 2017) e Saviani (2010). Os resultados revelam inconsistências epistemológicas no texto da Base, especialmente em relação à Pedagogia das Competências, além de desafios estruturais e operacionais significativos, que incluem a expropriação e sobrecarga do trabalho docente e as condições materiais das escolas para atender às demandas do Novo Ensino Médio.
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