DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA

limites e contrapontos à BNCC para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7388

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Ensino Médio, Educação Física

Resumo

Este artigo tem como objetivo central identificar como as disputas políticas e educacionais se expressaram na proposta curricular do Ensino Médio do Estado da Bahia (DCRB). A partir das orientações teórico e políticas do materialismo histórico apresentamos as reflexões dos estudos teóricos realizados, e os resultados da análise do documento. Delimitamos a análise à proposta do Ensino Médio, e adotamos como unidade de análise as competências e habilidades específicas da Educação Física. Os resultados expressaram o esforço da resistência ativa na disputa pela construção das propostas curriculares. No DCRB verificamos que foi possível introduzir fundamentação e orientações pedagógicas opostas à perspectiva que alicerça a BNCC, ainda que notemos a permanência de todas as competências e as habilidades da BNCC. Concluímos que o DCRB apresenta elementos teóricos e políticos importantes para os professores realizarem um trabalho contra-hegemônico nos currículos das escolas.

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Biografia do Autor

David Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação pela UFSC. Licenciado em Educação Física pela UFBA. Professor do Centro de Formação de Professores da UFRB.

José Arlen Beltrão de Matos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Educação pela UFBA. Mestrado em Educação Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciado em Educação Física pela UNIMONTES. Professor do Centro de Formação de Professores da UFRB.

Flávio Dantas Albuquerque Melo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação pela UFS. Licenciado em Educação Física pela UFS. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Teixeira, D., Matos, J. A. B. de, & Melo, F. D. A. (2025). DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA: limites e contrapontos à BNCC para o Ensino Médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7388

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica