DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA
limites e contrapontos à BNCC para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7388Palavras-chave:
BNCC, Currículo, Ensino Médio, Educação FísicaResumo
Este artigo tem como objetivo central identificar como as disputas políticas e educacionais se expressaram na proposta curricular do Ensino Médio do Estado da Bahia (DCRB). A partir das orientações teórico e políticas do materialismo histórico apresentamos as reflexões dos estudos teóricos realizados, e os resultados da análise do documento. Delimitamos a análise à proposta do Ensino Médio, e adotamos como unidade de análise as competências e habilidades específicas da Educação Física. Os resultados expressaram o esforço da resistência ativa na disputa pela construção das propostas curriculares. No DCRB verificamos que foi possível introduzir fundamentação e orientações pedagógicas opostas à perspectiva que alicerça a BNCC, ainda que notemos a permanência de todas as competências e as habilidades da BNCC. Concluímos que o DCRB apresenta elementos teóricos e políticos importantes para os professores realizarem um trabalho contra-hegemônico nos currículos das escolas.
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