O FRACASSO ESCOLAR
entre o dito e o maldito
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7538Palavras-chave:
fracasso escolar; ensino; alunos; causas; enfrentamentosResumo
O artigo discute o fracasso escolar como um problema histórico, político e discursivo, que persiste como preocupação central na educação contemporânea. O estudo teve como objetivo analisar os sentidos e narrativas atribuídos a esse fenômeno, identificando seus determinantes estruturais, institucionais e discursivos. A metodologia envolveu revisão narrativa da literatura e escuta das práticas discursivas de educadores, por meio de rodas de conversa com professores, coordenadores e equipe pedagógica de uma escola pública de Mossoró/RN. Os resultados indicam que o fracasso escolar se sustenta em uma “cultura do fracasso”, manifestada por dispositivos de reprovação e exclusão. As análises revelaram discursos que tendem a culpabilizar o aluno, frequentemente apoiados em laudos e medicalizações. Defende-se, portanto, a necessidade de ressignificar o conceito de fracasso escolar, reconhecendo na psicanálise um campo fecundo para novas compreensões e possibilidades de intervenção.
Downloads
Referências
ANGELUCCI, Carla Biancha et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e pesquisa, v. 30, p. 51-72, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/S97ys447ZPsVNwqrRRgTFhc/. Acesso em: 29 abr. 2023.
ARROYO, Miguel G. Fracasso/Sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline. (org.). Para além do fracasso escolar. Papirus, 1992.
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 13. ed. Editora Vozes, 2013.
BAZI, G. A. P.; SISTO, F. F. Alegria, tristeza, medo e coragem em crianças com dificuldades de aprendizagem. In: SISTO, F. F.; MARTINELLI, S. C. (org.). Afetividade e dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Vetor, 2006. p. 57-72. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277713563_Alegria_tristeza_medo_e_coragem_em_criancas_com_dificuldades_de_aprendizagem
. Acesso em: 28 ago. 2025.
BERG, Lisa et al. Parental death during childhood and subsequent school performance. Pediatrics, v. 133, n. 4, p. 682-689, 2014. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/133/4/682/32660/Parental-Death-During-Childhood-and-Subsequent. Acesso em: 20 ago. 2024.
BOSSA, Nadia A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BRASIL. O desafio de uma educação de qualidade para todos: educação no Brasil – 1990-2000. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: Inep, 2004. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/o_desafio_de_uma_educacao_de_qualidade_para_todos_educacao_no_brasil_1990_2000.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf?utm_source=chatgpt.com Acesso em: 24 set. 2025.
CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Políticas públicas e fracasso escolar no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda et al. A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema, v. 15, n. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1059. Acesso em: 22 nov. 2023.
CHAPOULIE, Jean-Michel; BRIAND, Jean-Pierre. A instituição escolar e a escolarização: uma visão de conjunto. Educação & Sociedade, n. 47, p. 11-60, 1994.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora, 2013.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed Editora, 2000.
COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa. Escola pública de horário integral: um tempo (fundamental) para o ensino fundamental. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jacqueline. (Orgs.). Para além do fracasso escolar (4ª ed). Campinas: Papirus, 1997.
COHEN, Ruth Helena Pinto. A lógica do fracasso escolar: psicanálise & educação. Contra Capa, 2006.
COLLARES, Cecilia Azevedo Lima. Ajudando a desmistificar o fracasso escolar. São Paulo: FDE, 1992.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria. Aparecida Affonso. Preconceitos no cotidiano escolar: Medicalização e psicologização do fracasso escolar. Editora Vozes, 2016.
CORDIÉ, Anny; FLACH, Sônia; D'AGORD, Marta. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Artes Médicas, 1996.
CRUZ, Cristiane; BORGES, Sonia. Saber e conhecimento: A psicanálise na escola. Inter-Ação, 39(3), 651–663, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.33459. Acesso em: 16 dez. 2024.
DIEZ, Mariana; PENA, Lucía de. La escuela ante el fracaso escolar en contextos de inequidad: entre mandatos sociales y respuestas medicalizadas. Praxis educativa, v. 26, n. 1, p. 318-318, 2022. Disponível em: https://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S0328-97022022000100318&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 16 dez. 2024.
DOMINGO, Jesús; MARTOS, José Manuel. Análisis del discurso político en España sobre el fracaso escolar en Twitter. Education Policy Analysis Archives, v. 24, p. 70-70, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2357. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/2357. Acesso em: 11 abr. 2023.
ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, Maria Teresa. (Org.). In: Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed., pp. 7-28. DP&A, 2003.
FARIA, Gina Glaydes Guimarães. Uma leitura do fracasso escolar criticamente orientada. Perspectiva, v. 39, n. 2, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70403. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/70403. Acesso em: 16 dez. 2024.
FARIAS JÚNIOR, Raimundo Sérgio de; REIS, Amanda Daniella Feitoza Guimarães. O IDEB: a ocultação do fracasso escolar?. Revista Cocar, v. 11, n. 21, p. 445-471, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1302. Acesso em: 11 abr. 2023.
FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação. Artmed Editora, 2001.
FERRY, L. A revolução transumanista. Barueri, SP: Manole, 2018.
FORBES, Jorge. Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do século XXI. Editorial Editora Manole LTDA, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 34. ed., R. Ramalhete, Trad. Editora Vozes, 2007.
FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional. In: SOUZA, Clarilza. P. (org.). Avaliação do rendimento escolar .13. ed. p.13-26. Papirus, 2005.
FREUD, S. Inibição, sintoma e angústia. O futuro de uma ilusão e outros textos. v. 17. São Paulo: Companhia das Letras, 2014a. (Trabalho original publicado entre 1926-1929).
FREUD, S. Os caminhos da formação dos sintomas. v. 13. São Paulo: Companhia das Letras, 2014b. (Trabalho original publicado entre 1916-1917).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
RIGERIO, A. C. Repetência e abandono escolar: uma análise da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 45–66, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/… . Acesso em: 31 ago. 2025.
GIL, José María. Sobre el papel del lenguaje en el “fracaso escolar”. Didáctica (Madr.), v. 29, p. 121-137, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/DIDA.57133. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/78143. Acesso em: 9 set. 2024.
GUALTIERI, Regina C. Ellero; LUGLI, Rosário Genta. A escola e o fracasso escolar. Cortez Editora, 2012.
HARACEMIV, Sonia Maria Chaves; CIRINO, Roseneide Maria Batista; CARON, Carlos Roberto. Fracasso escolar e medicalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2855-2868, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14562. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14562. Acesso em: 14 fev. 2025.
IRELAND, Vera Esther et al. Repensando a escola: um estudo sobre os desafios de aprender, ler e escrever. Brasília: Unesco, Mec/Inep, 2007.
LACAN, J. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 238-324. (Trabalho original publicado em 1953).
LACAN, J. O seminário, livro 10: A angústia (1962-1963). Rio de Janeiro: Zahar, 2005
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. Cortez Editora, 2013.
LIMA, Francisco R. Entrelace entre dificuldades de aprendizagem e produção do fracasso escolar: Algumas ponderações teórico-práticas. Psicologia. PT O Portal dos Psicólogos, 2014.
LIMA, Tamara de; SOUZA, Leandro Aparecido de. O fracasso escolar à luz da teoria histórico-cultural: reflexões acerca da culpabilização do aluno. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2020. p. 137-150. DOI: DOI: 10.5747/ch.2020.v17.h463. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3486. Acesso em: 20 ago. 2024.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola. In: LIBÂNEO; José Carlos; ALVES; Nilda (org.), Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. Editora Cortez, 2012, p. 433-451.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas
Cortez, 2018.
LUTOVAC, Sonja. How failure shapes teacher identities: Pre-service elementary school and mathematics teachers’ narrated possible selves. Teaching and Teacher education, v. 94, p. 103120, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X19320943. Acesso em: 9 nov. 2023.
MEDEIROS, Yuri Diego de; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Um olhar do zelador: a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar. Educação em Revista, v. 22, n. 2, p. 151-170, 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p151. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/11743. Acesso em: 16 dez. 2024.
MEIRIEU, Philippe; QUEIROZ, Sávio Silveira de. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Artmed Editora, 2005.
MOYSES, Maria Aparecida Affonso. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. Mercado de Letras, 2001.
NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno Gonçalves. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade, v. 37, p. 607-625, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/pHCFjV8GgSqnGsFqxpm7Rtf/?lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2023.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Dom Quixote, 1992.
OSTI, A.; BRENELLI, R. P. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Itatiba, v. 18, p. 417-426, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/Nt5Y6cfgrgTRqPr5TFQYkBp/
. Acesso em: 28 ago. 2025.
PACHECO, José. Educação: um ato político. Grupo Editorial Letramento, 2016.
PAES, Deise Ferreira Fernandes; OLIVEIRA SILVA, Leandro de. As razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de Ensino Aprendizagem. Educação, Cultura e Comunicação, v. 13, n. 26, 2022. Disponível em: http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/eccom/article/view/64. Acesso em: 16 dez. 2024.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. In: A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 1987. p. sp-sp. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-92916. Acesso em: 14 fev. 2025.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1990.
PATTO, Maria Helena Souza. Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia Usp, v. 8, p. 47-62, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65641997000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/QddvmP3NTTm7btMQDLZzbkG/?format=html&lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2025.
PAULILO, André Luiz. The historical understanding of school failure in Brazil. Cadernos de Pesquisa, v. 47, p. 1252-1267, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144445. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/9sXhzGqdCPD5z7Ppyk4x3qc/?lang=en. Acesso em: 23 abr. 2023.
PERRENOUD, Phillipe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Artmed Editora, 2004.
PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; MARIN, Angela Helena. Fracaso escolar en la educación básica: revisión sistemática de la literatura. Temas em Psicologia, v. 25, n. 1, p. 1-15, 2017. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2017.1-01. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2017000100001&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 20 ago. 2024.
PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa. Pesquisa em psicanálise na universidade: uma proposição metodológica. In: PINHEIRO N. N. B.; PERES R. S.; CORDEIRO S. N. (org.) Pesquisas acadêmicas em psicanálise: reflexões teóricas e ilustrações práticas. Pedro & João Editores, 2022.
PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira et al. Fracasso escolar: naturalização ou construção histórico-cultural?. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 1, p. 82-90, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5698. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/6mPzWW4x6dBwK8PHK9Zb8Yp/. Acesso em: 20 ago. 2024.
PINHEIRO, N. N. B. Pesquisa em psicanálise na universidade: uma proposição metodológica. In: PINHEIRO, N. N. B.; PERES, R. S.; CORDEIRO, S. N. (org.). Pesquisas acadêmicas em psicanálise: reflexões teóricas e ilustrações práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
PRIOSTE, Cláudia. Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e220336, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220336. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SWXzFfpTCnLsHXYDc755gjF/?lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2024.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisión sistemática X Revisión narrativa. Acta paulista de enfermagem, v. 20, p. v-vi, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=es. Acesso em: 6 mar. 2025.
SAVIANI, Demeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2007.
SCHERMACK, Lúcia Veiga; SANT’ANA, Izabella Mendes. A recuperação intensiva no Estado de São Paulo: uma experiência com professoras de uma escola pública. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e173981, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844173981. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/L5VdBKTccRyPxM7PCgPjqvr/?lang=pt. Acesso em: 22 set. 2023.
SCIREA, Luísa Bonetti; VALVERDE, Raphael Sansonetti. Para uma compreensão materialista histórica e dialética do conceito de classe: uma retomada das obras clássicas de Marx e Engels e das produções de EP Thompson. Em Debate, n. 17, p. 36-54, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-3532.2017n17p36. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2017n17p36. Acesso em: 23 abr. 2023.
SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527. Disponível em: https://pucrs.emnuvens.com.br/porescrito/article/view/24527. Acesso em: 19 jun. 2024.
SOARES, Enílvia Rocha Morato. A distorção idade-série e a avaliação: relações. Reunião nacional da ANPED, v. 37, p. 1-18, 2015. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT13-3571.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. Editora Ática, 2004.
SOUZA, Daniel Cerdeira et al. Fracasso escolar–Uma análise de literatura entre 2016-2021. Educação, Ciência e Cultura, v. 28, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.9807. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9807. Acesso
em: 11 jun. 2024.
UNESCO. Reimaginar nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, 2022.
VARANI, Adriana; SILVA, Daiana Cristina. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, p. 511-527, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2176-66812010000300004&script=sci_abstract. Acesso em: 9 set. 2024.
ZAGO, Nadir. Fracasso e sucesso escolar no contexto das relações família e escola: Questionamentos e tendências em sociologia da educação. Revista Luso-Brasileira, v. 2, n. 3, p. 57-83, 2011. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17155/17155.PDF. Acesso em: 11 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, Leonardo José Barreira Danziato (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
