CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

evasão e desigualdade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7539

Palavras-chave:

Evasão escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Permanência Estudantil, Exclusão Educacional, Desigualdades Sociais

Resumo

A evasão estudantil é um desafio central da educação brasileira; este artigo examina o fenômeno nos cursos técnicos subsequentes, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Por meio de análise qualitativa ancorada em práticas discursivas e nas bases de dados oficiais (INEP, Plataforma Nilo Peçanha e CAPES) buscou compreender as dimensões da evasão escolar, perfil socioeconômico e racial dos estudantes. Os achados da pesquisa revelaram que essa população é majoritariamente negra, de baixa renda e do gênero feminino. Os resultados apontaram que a desistência é um problema recorrente e sua principal razão para o abandono está relacionada às dificuldades de permanência devido à dificuldade em conciliar trabalho e estudos. A pesquisa concluiu que apesar de buscarem a educação como meio de melhorar a sua inserção no mercado de trabalho, esses estudantes enfrentam uma dupla exclusão, escola e trabalho, revelando as dificuldades históricas presentes na educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Shilton Roque dos Santos, IFRN

Doutor e Mestre em Educação pelo IFRN. Graduado em Direito pela UFRN.

Nadia Farias dos Santos, IFRN

Pedagoga, doutora em Educação (UFPB), mestra em ensino (UERN), docente do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Apodi/RN,

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Santos, S. R. dos, & Santos, N. F. dos. (2025). CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: evasão e desigualdade social. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7539