CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES
evasão e desigualdade social
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7539Palavras-chave:
Evasão escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Permanência Estudantil, Exclusão Educacional, Desigualdades SociaisResumo
A evasão estudantil é um desafio central da educação brasileira; este artigo examina o fenômeno nos cursos técnicos subsequentes, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Por meio de análise qualitativa ancorada em práticas discursivas e nas bases de dados oficiais (INEP, Plataforma Nilo Peçanha e CAPES) buscou compreender as dimensões da evasão escolar, perfil socioeconômico e racial dos estudantes. Os achados da pesquisa revelaram que essa população é majoritariamente negra, de baixa renda e do gênero feminino. Os resultados apontaram que a desistência é um problema recorrente e sua principal razão para o abandono está relacionada às dificuldades de permanência devido à dificuldade em conciliar trabalho e estudos. A pesquisa concluiu que apesar de buscarem a educação como meio de melhorar a sua inserção no mercado de trabalho, esses estudantes enfrentam uma dupla exclusão, escola e trabalho, revelando as dificuldades históricas presentes na educação no Brasil.
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