IMPACTOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NA ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DE PORTO ALEGRE/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7571

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gestão democrática, Referencial curricular

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o impacto das mudanças da administração municipal de Porto Alegre na estruturação do referencial curricular. Para isso, tomamos como referencial teórico-metodológico o Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, que traz a proposição de quatro modelos para se pensar a gestão, a partir das dimensões política, econômica, pedagógica e cultural. A construção metodológica se dá pela abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a construção da análise das concepções das direções escolares, pois estas estão constantemente submetidas a interlocução política. Como resultado, foi possível identificar a ruptura do referencial curricular, representado pelo Caderno 9, a fim de suprir aos interesses do novo modelo de governança das instituições – alinhados à lógica de mercado. Além disso, as entrevistas apontam para o enfraquecimento dos espaços de construção democrática, que incidem diretamente na estrutura organizacional das escolas.

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Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação pela UFRGS. Mestra em Educação pela UFRGS. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo IFRS – Campus Porto Alegre. Docente da Prefeitura Municipal de Ensino de Porto Alegre. 

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela PUCRS. Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo IFRS – Campus Porto Alegre. Docente do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. 

Simone Valdete dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS. Mestra em Educação pela UFRGS. Graduada em Licenciatura em História. Docente do Departamento de Estudos Básicos e do Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais, da UFRGS. 

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Nunes, J. G., Fontoura, J. S. D. de Ávila, & Santos, S. V. dos. (2025). IMPACTOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NA ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DE PORTO ALEGRE/RS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(37). https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7571

Edição

Seção

Dossiê: Desdobramentos das políticas curriculares na educação básica