IMPACTOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NA ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DE PORTO ALEGRE/RS
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i37.7571Palavras-chave:
Gestão escolar, Gestão democrática, Referencial curricularResumo
Este estudo tem como objetivo compreender o impacto das mudanças da administração municipal de Porto Alegre na estruturação do referencial curricular. Para isso, tomamos como referencial teórico-metodológico o Paradigma Multidimensional da Administração da Educação, que traz a proposição de quatro modelos para se pensar a gestão, a partir das dimensões política, econômica, pedagógica e cultural. A construção metodológica se dá pela abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a construção da análise das concepções das direções escolares, pois estas estão constantemente submetidas a interlocução política. Como resultado, foi possível identificar a ruptura do referencial curricular, representado pelo Caderno 9, a fim de suprir aos interesses do novo modelo de governança das instituições – alinhados à lógica de mercado. Além disso, as entrevistas apontam para o enfraquecimento dos espaços de construção democrática, que incidem diretamente na estrutura organizacional das escolas.
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Copyright (c) 2025 Jaqueline Gomes Nunes, Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Simone Valdete dos Santos (Autor)

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