A GESTíO ESCOLAR NO CONTEXTO DA MASSIFICAÇÃO DO ENSINO: a percepção de diretoras (es) de escolas públicas em meio à diversidade e heterogeneidade de crianças e jovens
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Massificação do Ensino, Diretoras escolaresResumo
O objetivo deste trabalho é apreender as práticas organizacionais e estratégias de ação de três diretores escolares frente aos problemas cotidianos no contexto de três escolas públicas pertencentes à rede estadual na cidade de Cambuí-MG. A metodologia do trabalho é composta de um breve estudo exploratório e de uma entrevista com um questionário não estruturado com três gestores escolares. A pesquisa mostrou que os processos sociais extraescolares presentes na realidade dos alunos e das famílias, podem incidir direta e indiretamente em problemas e conflitos na gestão das escolas. A conclusão do trabalho revela algumas das dificuldades que a gestão das escolas públicas, personificadas na figura do diretor escolar, têm para se adaptar à nova realidade colocada pela democratização do acesso à educação básica no país.