IDENTIDADE INTERDISCIPLINAR DO FOLCLORE: um estudo na escola pública de ensino médio em Mossoró/RN

Autores

  • Edinal Salustiano da Silva
  • José Orlando Costa Nunes

Palavras-chave:

Identidade cultural, Folclore, Educação Intercultural

Resumo

Esta oportunidade de pesquisa visa possibilitar aos alunos do ensino médio da cidade de Mossoró/RN, a integração com o seu passado, fazendo-as vivenciarem a sua realidade cultural e ainda desenvolver nela a capacidade de apreciação e valorização de sua própria cultura. Nessa abordagem, limitou-se a perceber no folclore a capacidade de preservar a forma da identidade local, pois se entende que é no ato da demonstração das apresentações folclóricas que a população revive sua história e eleva seu senso crí­tico – reflexivo. A metodologia trabalhada nesta pesquisa é exploratória – descritiva com caráter qualitativo. Utiliza-se a análise de (26 alunos), tendo em vista que a coleta de dados se darem por meio de entrevistas com alunos e 01 docente. Os resultados evidenciam que o folclore pode viabilizar a identidade do indiví­duo e conclui que para preservar a tradição é necessário trabalhar educação do folclore por meio de ensinos interculturais. Percebeu-se que também os professores devem ter profundo conhecimento do tema para poder trabalhar com maior satisfação e sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Edinal Salustiano da Silva, & José Orlando Costa Nunes. (2020). IDENTIDADE INTERDISCIPLINAR DO FOLCLORE: um estudo na escola pública de ensino médio em Mossoró/RN . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(7). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/923