FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um relato de experiência

Autores

  • Christine Meyrelles Felipe da Fonseca
  • Antônio Max Ferreira da Costa
  • José Mateus do Nascimento

Palavras-chave:

Formação Docente, Saberes Docentes, Educação Profissional

Resumo

O presente artigo surgiu da necessidade de investigar a formação e as práticas pedagógicas de 27 professores que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática, nos diferentes núcleos do IFRN. Sob essa perspectiva, objetivamos analisar, a partir das concepções dos docentes do EMI de Informática, se há a necessidade de uma formação docente especí­fica para atuar na Educação Profissional. Para tanto, desenvolvemos uma revisão bibliográfica articulada à pesquisa exploratória. Para a coleta de dados realizamos entrevista semiestruturada e gravada. A pesquisa alicerçou-se em autores como: Moura (2008), Gadotti (2008), Souza (2013), Pimenta (2005), Tardif (2014). A análise demonstrou a necessidade do IFRN (re)pensar a proposta de formação docente na Educação Profissional, não só para os professores que atuam em áreas especí­ficas, mas também para todos os que atuam como docente na EP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Christine Meyrelles Felipe da Fonseca, Antônio Max Ferreira da Costa, & José Mateus do Nascimento. (2020). FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um relato de experiência . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(7). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/927