A ESCOLA PRIMÁRIA NO CONTEXTO DA PRIMEIRA REPÚBLICA: apontamentos teóricos

Autores

  • Antônia Milene da Silva
  • Maria Antônia Teixeira da Costa

Palavras-chave:

Escola, Primeira República, Historiografia da Educação

Resumo

Esta comunicação tem como principal objetivo analisar o papel da escola no perí­odo da Primeira República (1889 a 1930) a partir de uma revisão teórica, a fim de desenvolver uma reflexão acerca da consolidação desse tipo de instituição escolar no Brasil. O presente trabalho intenciona investigar o cotidiano da escola por intermédio de narrativas de ex-alunas do Grupo Escolar 30 de Setembro em Mossoró nos anos de 1960. Para este estudo de caráter qualitativo, estamos baseados na revisão teórica como aporte metodológico e trazemos para conduzir tais discussões, autores como Luciano Mendes Faria Filho (1997, 2006), Dermeval Saviani (2007) e Jorge Nagle (1976). Por meio das leituras que fundamentam o atual trabalho, percebemos que a escola, enquanto instituição educativa pública, gratuita, laica e moderna que tentou superar as Escolas de Primeiras Letras, teve o seu passo inicial impulsionado pelos vitoriosos do movimento de 1889, passando a escola a partir de então, a ser vista como o espaço mais adequado para educar e civilizar a população a fim de atender aos anseios da sociedade que estava nascendo.

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

Antônia Milene da Silva, & Maria Antônia Teixeira da Costa. (2020). A ESCOLA PRIMÁRIA NO CONTEXTO DA PRIMEIRA REPÚBLICA: apontamentos teóricos . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(7). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/928