EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA QUE ANALISA A APLICAÇÃO DA LEI 11.645/08 EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento UFPI
  • André Luis Vieira

Palavras-chave:

Educação, Diversidade Cultural, Escolas, Apresentação, PIBIC, LEI 11.645/08

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq/UFPI, durante o ano de 2019, como parte de um projeto mais amplo denominado “Educação e Diversidade na escola: reflexões acerca do reconhecimento e valorização da diversidade no espaço educativo”. O objetivo foi compreender a partir de um levantamento bibliográfico, como a diversidade cultural vem sendo percebida, reconhecida e valorizada nos espaços educativos. Para tanto, realizamos um levantamento das produções referentes ao tema no portal de periódicos da Capes, a fim de compreender a partir destas (produções), como a diversidade cultural vem sendo trabalhada, e principalmente compreender como vem sendo realizada a implementação da lei 11.645/08, nas escolas públicas de educação básica em nosso país. Os resultados apontam que, desde a publicação da lei até a atualidade, tem havido por partes de escolas e professores um esforço na implementação da mesma. Contudo, tais esforços são vistos como ações muitas vezes isoladas de alguns professores de história que refletem sobre a temática apenas em datas comemorativas.

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Biografia do Autor

Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento, UFPI

Professor Adjunto II e pesquisador do Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia PPGAnt da Universidade Federal do Piauí; Líder do GPADIE, Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia, Diversidade, Interculturalidade e Educação; Bolsista produtividade CNPq, Nível II. 

André Luis Vieira

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí, foi bolsista PIBIC durante a pesquisa

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos