O LUGAR DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Cultura Afro-brasileira, Livro Didático, Geografia, Ensino MédioResumo
O artigo procura analisar, como a cultura afro-brasileira é apresentada no livro didático de Geografia do 3º ano do ensino médio. Para tanto, buscamos compreender como a territorialidade da cultura afro-brasileira é representada nos currículos de Geografia, mostrando a importância desse conteúdo geográfico no ambiente escolar. A temática da cultura afro-brasileira tem uma importância indiscutível para formação territorial do Brasil, dessa forma, a Geografia tem o papel de realizar pesquisas sobre o tema e trazer esse debate para sala de aula. Apesar da existência da Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003/MEC, que trata do ensino obrigatório da história da cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino da educação básica, seja pública ou privada, percebe-se que há ainda uma ausência e dificuldade para a efetivação dessa temática, tanto na escola como nos materiais didáticos trabalhado em sala de aula.