O LUGAR DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria José Costa Fernandes UERN
  • Bárbara Edemara Silva Lima
  • Edson Almeida Rodrigues de Sousa
  • Paulo Da Silva Santos

Palavras-chave:

Cultura Afro-brasileira, Livro Didático, Geografia, Ensino Médio

Resumo

O artigo procura analisar, como a cultura afro-brasileira é apresentada no livro didático de Geografia do 3º ano do ensino médio. Para tanto, buscamos compreender como a territorialidade da cultura afro-brasileira é representada nos currículos de Geografia, mostrando a importância desse conteúdo geográfico no ambiente escolar. A temática da cultura afro-brasileira tem uma importância indiscutível para formação territorial do Brasil, dessa forma, a Geografia tem o papel de realizar pesquisas sobre o tema e trazer esse debate para sala de aula. Apesar da existência da Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003/MEC, que trata do ensino obrigatório da história da cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino da educação básica, seja pública ou privada, percebe-se que há ainda uma ausência e dificuldade para a efetivação dessa temática, tanto na escola como nos materiais didáticos trabalhado em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Costa Fernandes, UERN

Docente do Curso de Geografia da FAFIC/UERN. Graduada em Geografia pela UFRN (2002), Mestre em Geografia pela UFRN (2005), Doutora em Geografia pela UFPE (2020). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG). Coordenadora do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG). Membro do Comitê Editorial da Editora da UERN (EDUERN).

Bárbara Edemara Silva Lima

Discente do 7º período do Curso de Geografia da FAFIC/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG) e do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG).

Edson Almeida Rodrigues de Sousa

Discente do 7º período do Curso de Geografia da FAFIC/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG) e do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG).

Paulo Da Silva Santos

Discente do 7º período do Curso de Geografia da FAFIC/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG) e do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG).

Downloads

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos