“CHÃO DA ESCOLA, TERREIRO DOS SABERES”

INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Autores

  • Roberto Rufino Freire
  • Eliane Anselmo da Silva

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação Docente, Educação Étnico-Racial

Resumo

Este estudo aborda a concepção histórica e epistemológica da interdisciplinaridade articulada à formação docente, com vistas à implementação da Lei 10.639/2003 no Ensino Básico. Objetivou-se perceber os caminhos e desafios para a implementação da referida Lei nas escolas. Discutiu-se como exemplo o projeto “Diálogos da Consciência Negra” aplicado a uma escola da rede estadual de ensino enquanto prática interdisciplinar. Os resultados mostram carência pedagógica e desconhecimento dos profissionais da educação sobre a Lei supracitada, assim como a importância de uma educação étnico-racial, antirracista e afro-referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rufino Freire

Professor de história na EEEP Pedro de Queiroz Lima (Beberibe-CE) e Mestrando em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN).

Eliane Anselmo da Silva

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora Adjunto IV do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos