EXPERIÊNCIAS DE PIBIC-ENSINO MÉDIO A PARTIR DA LEI 10.639/2003: BREVE ENSAIO FOTOGRÁFICO

Autores

  • Eliane Anselmo

Resumo

Este breve ensaio fotográfico registra momentos das pesquisas
desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica
para o Ensino Médio, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
UERN, realizadas nos anos de 2018 e 2019, com escolas públicas da cidade
de Mossoró. Buscamos refletir o “lugar” da Antropologia fora da Academia,
no seu ensino e aprendizagem sob o ponto de vista de estudantes do
Ensino Médio, partindo da discussão da Lei 10.639/03. O objetivo foi, além
da ênfase no saber antropológico e nas Ciências Sociais na Educação
Básica, colaborar com a implementação das Diretrizes Curriculares para a
Educação Étnico-Racial e o Ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira
na Escola. Discutindo temáticas da cultura afro-brasileira com
base na Lei 10.639, buscou-se promover momentos de reflexões sobre as
relações étnico-raciais, sobre o combate ao racismo, ao preconceito, à
discriminação, assim como à intolerância religiosa, a partir do estudo das
religiões afro-brasileiras. E, ainda, como objetivo do PIBIC-EM, buscou-se
treinar as habilidades dos e das estudantes a partir do exercício dos
conhecimentos antropológicos e de atividades de iniciação na prática
científica, como a pesquisa e análise de dados, e a familiarização do
ambiente acadêmico, nos encontros, reuniões e apresentação dos
resultados da pesquisa na universidade.

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Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Ensaio Fotográfico