Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista GeoInterações é um periódico de divulgação cientí­fica de temas geográficos e de áreas afins, com abrangência a nivel local, nacional e mundial com publicações na área de Geografia e afins (humanas, sociais, ambiental e ensino).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos í  revista serão avaliados por dois revisores ad hoc. logo após a verificação do enquadramento nas normas de submissão e ouvido o conselho editorial.

Missão – Apresentar reflexões geográficas e de áreas afins em um debate científico plural que possibilite fornecer subsídios e estimular o entendimento da relação sociedade-natureza, das categorias de análise geográfica e do ensino de Geografia.

Foco e escopo – A Revista GeoInterações é um periódico de divulgação cientí­fica de temas geográficos e de áreas afins, com abrangência a nível local, nacional e mundial com publicações na área de Geografia e afins (humanas, sociais, ambiental e ensino).

 

Política editorial

Tipos de publicação

A submissão ocorre em fluxo contínuo com abrangência à nível local, nacional e mundial de artigos oriundos de pesquisas inéditas, artigos de revisão e/ou de natureza teórico-metodológica. Além de pesquisadores e professores, alunos de graduação podem submeter artigos, mas devem ter professores doutores ou mestres como coautores. A revista recebe artigos científicos, artigos de pesquisador-convidado, resenhas de obras acadêmicas, e publicação de textos clássicos.

- Os artigos científicos configuram-se como comunicações que visam publicar resultados de pesquisas que contribuam para o avanço da ciência no foco e escopo da revista.

- Os artigos de pesquisador-convidados, não é diferente deste, à medida que o referido pesquisador é convidado para submeter seu artigo que passará pelo mesmo tipo de avaliação por pares.

- As resenhas de obras acadêmicas buscam analisar de forma descritiva e crítica uma obra acadêmica relacionada ao foco e escopo da revista.

- A publicação de textos clássicos tem o objetivo de difundir textos importantes para Ciência Geográfica e que não são muito difundidos ou são de circulação restrita no meio acadêmico. Para isso, a revista buscará todos os trâmites legais junto aos direitos autorais da obra. Somente após assegurado o direito legal de publicação a revista o fará.

Diretrizes para autores

O autor(es) concorda(m) com as diretrizes editoriais da Revista Geointerações e assumem a responsabilidade sobre o texto e informações inerentes do artigo submetido. A Revista poderá publicar edições especiais sobre temas especí­ficos ou de conjunto de textos oriundos de eventos. A submissão dos artigos deverá ser através do portal da revista, sendo necessária a observância às seguintes normas de submissão e avaliação:

- A Revista GeoInterações publica trabalhos inéditos relacionados à Geografia e áreas afins, que abordam diferentes temáticas e enfoques teóricos e metodológicos;

- Os textos encaminhados para publicação podem ser redigidos nas lí­nguas portuguesa, espanhola e inglesa com no máximo 5 autores. Para tanto os autores devem se cadastrar na revista e enviar os mesmos em formato digital. Os textos deverão vir acompanhados de resumos escritos nas três lí­nguas;

- O texto completo deve vir em formato Microsoft Word, em tamanho padrão A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaço simples entre linhas e espaçamento automático antes e depois. Todas as margens deverão ser de 2,5cm. A extensão do texto poderá variar de 10 a 30 páginas, para artigos e entre 3 e 5 páginas para resenhas;

- A estrutura do texto deve ser dividida em partes, mas não numeradas, sendo obrigatória a introdução e as considerações finais ou conclusões. As seções primárias devem vir em caixa alta e negrito e as secções secundárias em normal e cursiva. Usar espaços automático entre as seções;

- O tí­tulo principal do trabalho deve vir em caixa alta e negrito tamanho 14 enquanto os tí­tulos nas demais lí­nguas devem vir em tamanho 11. O texto deve ser acompanhado de resumos entre 150 e 200 palavras em português, inglês e espanhol seguidos de três palavras-chave nas respectivas lí­nguas. Utilizar fonte de 11 pontos e grifar em negrito as palavras: Resumos, Palavras-chave, Abstract, Key-words, Resumen e Palablas-clave. Recomenda-se passar a revisão do texto trabalho, inclusive do resumo em inglês e espanhol, por profissionais especializados;

- As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a NBR - 10520 da ABNT (agosto de 2002). Usar o padrão Autor e Data - exemplo: (GUEDES, 2015, p.10) ou Guedes (2015, p.10). Nas citações com mais de três linhas, não usar aspas, recuar a 4cm da margem e usar fonte tamanho 11 pontos. Usar um espaço automático antes e depois da citação com mais de 3 linhas.

- As figuras, tabelas e quadros devem ter chamadas no texto e dentro de parêntesis - ex: (figura X; quadro X, tabela X). O tí­tulo deve ficar acima e a fonte ser colocada abaixo das mesmas, destacadas em negrito e separadas do tí­tulo por dois pontos. Gráficos, mapas, esquemas, fotografias e outros devem ser indicados como figuras e podem ser coloridas. As figuras obedecem as seguintes dimensões: a) Mapas: 15cm de largura. b) As demais figuras: 10 cm de largura quando sozinhas e 7cm quando colocadas lado a lado.

- As referências devem ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a NRB-6023 da ABNT (agosto de 2002). Usar espaçamento automático antes e depois nas referências. Os endereços eletrônicos devem estar com o link ativo. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) conter apenas a primeira letra. Destacar com negrito os tí­tulos das obras e nomes de revistas.

As ideias contidas nos textos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Os textos podem ser publicados em repositórios das instituições de onde são oriundos, ou em outros meios de divulgação, mas deve ser referenciada a Revista Geointerações como primeiro veículo da publicação. A exceção será apenas para os textos clássicos republicados neste periódico.

 Avaliação

- Após recebimento, os arquivos submetidos serão avaliados pelo Conselho Editorial e encaminhados para avaliação por revisores Ad-hoc. Os artigos submetidos e resenhas à revista serão avaliados por dois revisores ad hoc, logo após a verificação do enquadramento nas normas de submissão e escopo por um editor.

O processo de revisão é do tipo por pares e as cegas (double blind), assim, mantém-se o anonimato do autor do artigo e do parecerista durante o processo de revisão. A partir da avaliação, os caminhos podem ser: a) artigo aceito para publicação; b) aceito para publicação com maiores revisões; c) aceito para publicação com menores revisões; d) submeter novamente para avaliação; e) recusado. As resenhas, os textos clássicos e os artigos de autores convidados serão avaliados pelo conselho editorial.

Público-alvo

As publicações são voltadas para acadêmicos que pesquisam ou se interessam pela Geografia, pelo Ensino e áreas afins em todos os âmbitos institucionais, além de demais interessados.

Periodicidade

As publicações serão em fluxo contínuo, assim a revista publicará um único volume a cada ano, sendo que após a aprovação do artigo este, de imediato, será publicado no site, e disponibilizado aos leitores.

Política de acesso aberto

A Revista Geointerações tem por princípio a difusão e democratização do conhecimento científico, atendendo aos critérios da ciência aberta e aos princípios do programa de periódicos eletrônicos da UERN no que tange a livre circulação do conhecimento científico. Desse modo, todas as publicações são de livre acesso, não havendo qualquer custo de submissão, leitura ou download dos artigos e demais produtos disponibilizados.

Arquivamento

Os manuscritos submetidos que não atenderem ao foco e escopo da revista, não estiverem estritamente nas normas de submissão ou forem recusados pelos pareceristas, serão arquivados.

Idiomas de publicação

Os produtos podem ser publicados em português, espanhol ou inglês, tendo como exigência de um resumo adicional (abstract) e título traduzido para inglês americano, no caso da escrita do manuscrito em português ou espanhol, e um resumo adicional e título traduzido em português no caso da escrita inglês ou espanhol. 

 

Sobre encargos e taxas

Não há qualquer taxa de submissão, ou publicação para os autores.

 

Política de direitos autorais

A Revista Geointerações adota a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY) que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral.

Política de Ética e antiplágio

A Revista Geointerações segue as recomendações apontadas nas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), e os princípios descritos no Core practice: https://publicationethics.org/core-practices. A implementação desses princípios resulta em práticas que inibem más condutas científicas, tais como: publicação de dados falsos; resultados sem atendimento à ética na prática da pesquisa; plágio e autoplágio.

Para detecção de plágio, utiliza-se softwares. O resultado da varredura em questão referenda os editores e conselho editorial na tomada de decisão quanto ao encaminhamento à revisão por pares. Além disso, a aprovação final do artigo também é condicionada a uma análise antiplágio.

A adesão dessa política pela Revista Geointerações objetiva a ética de forma integral na prática científica, atentando para a impessoalidade, transparência e confidencialidade, preservação do direito dos autores, avaliadores e instituições.

Política de conflito de interesse

O conflito de interesse acontece quando há uma divergência entre os interesses privados de um indivíduo (interesses concorrentes) e suas responsabilidades científicas e editoriais, de tal forma que um observador razoável pode se perguntar se o comportamento do indivíduo ou o julgamento foi motivado por considerações objetivas ou por interesses concorrentes.

Para evitar estas situações há necessidade e o dever de autores e pareceristas informarem à equipe editorial, de conflitos de interesse evidenciados por:

1- Laços financeiros: Este conflito está presente quando um participante no processo de publicação recebeu ou espera receber dinheiro (ou outros benefícios financeiros, tais como patentes ou ações), ou presentes, ou serviços que podem influenciar o trabalho relacionado com uma publicação específica.

2- Relações pessoais: Relações pessoais com a família, amigos, inimigos, concorrentes ou colegas pode representar Conflito de Interesse. Por exemplo, um usuário pode ter dificuldade em fornecer uma análise imparcial de artigos de pesquisadores que foram colegas de trabalho.

3- Crenças políticas ou religiosas: Forte compromisso com uma visão política particular (por exemplo, posição política, agenda ou afiliação) ou ter uma forte convicção religiosa pode representar um Conflito de Interesse para uma determinada publicação, se essas questões políticas ou religiosas são afirmadas ou negadas na publicação.

4- Afiliações institucionais: O Conflito de Interesse existe quando um participante no processo de publicação está diretamente associado com uma instituição e que pode influenciar sua avaliação em face de poder obter uma possível posição ou um interesse em uma publicação.

Endogenia

Com intuito de garantir a capilaridade institucional e geográfica dos autores, e ainda fortalecer a divulgação científica da UERN, a Revista Geointerações encontra-se atenta para a proporção e o interesse de publicação de autores vinculados à essa instituição.

 

Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
A revista GeoInterações publica os trabalhos gratuitamente e com acesso livre sob a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.