CONFORTO TÉRMICO HUMANO

UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS PRAÇAS PÚBLICAS DO BAIRRO CENTRO, MOSSORÓ (RN)

Autores

  • Amanda da Mota Araújo
  • Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva
  • Alfredo Marcelo Grí­gio

Palavras-chave:

Conforto térmico humano. Saúde. Arborização.

Resumo

O municí­pio de Mossoró, localizado no Estado do Rio grande do Norte tem como caracterí­sticas o clima semiárido e apresenta ao longo do ano altas temperaturas e poucas chuvas. Diante dessa realidade, este trabalho tem como objetivo principal entender a relação existente entre os fatores climáticos locais para com o conforto térmico humano, bem como, os possí­veis problemas que podem acarretar na saúde. Além de investigar a influência que a arborização exerce no ambiente no que diz respeito à construção de espaços mais confortáveis e agradáveis. Para esta pesquisa foi realizado trabalhos de coletas de dados,
por meio de entrevista e uso de aparelhos de medição de temperatura e umidade do ar em três praças públicas do bairro Centro, os dados de temperatura e umidade relativa do ar foram utilizados para aplicação das fórmulas do Índice de Calor (NOAA, 2016) e do Índice de Desconforto Humano descrita por Ono e Kawamura (1991). Ambos os í­ndices utilizados mostraram convergência entre os resultados, pois, as suas classificações tanto de valores menores como dos valores mais crí­ticos nas três praças foram obtidas na mesma faixa horária, já os resultados das entrevistas mostraram dados preocupantes do quanto as fortes temperaturas influenciam no bem estar e na saúde da população. Por fim, diante da realidade do municí­pio, bem como das respostas dos entrevistados e resultados dos í­ndices fica claro a importância de mais estudos voltados a essa temática, assim como, se pensar em alternativas como a arborização para o auxí­lio no processo de amenização dos efeitos ocasionados pelas temperaturas elevadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2020

Como Citar

ARAÚJO, A. da M. .; SARAIVA, A. L. B. da C.; GRÍ­GIO, A. M. CONFORTO TÉRMICO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO EM TRÊS PRAÇAS PÚBLICAS DO BAIRRO CENTRO, MOSSORÓ (RN). Revista GeoInterações, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 31–50, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/1080. Acesso em: 16 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)