EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE E CABO VERDE
BREVE OLHAR SOBRE OS MARCOS LEGAIS
DOI:
https://doi.org/10.59776/rter.v3i1.5282Keywords:
Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Moçambique e Cabo Verde, Reflexões, Necessidades Educativas Especiais, TrajetóriaAbstract
A educação inclusiva em Moçambique e Cabo Verde encontra-se em processo de construção, tendo em conta as medidas de contenção orçamentais que limitaram a sua efetivação enquanto política pública em todos os níveis. Isso condicionou muitos aspectos para a implementação de estratégias de políticas de inclusão, como formação de professores, construção e apetrechamento de escolas a fim de atender a condições específicas de alunos com necessidades educativas especiais. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a trajetória quanto à implementação das políticas de educação inclusiva em Moçambique e Cabo Verde a partir de documentos legais nacionais e protocolos internacionais, dos quais os dois países são signatários. Quanto à análise, discute a Declaração de Salamanca (1994), ratificada por documentos oficiais de Moçambique e Cabo Verde, de modo a assegurar a educação para crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais no sistema nacional de ensino de ambos. Do estudo realizado, percebe-se avanços significativos do ponto vista legal, necessitando, porém, de ações mais efetivas de promoção à educação inclusiva nos referidos países.
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