EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE E CABO VERDE

BREVE OLHAR SOBRE OS MARCOS LEGAIS

Authors

  • Ana Paula da Silva Raiva Universidade de Cabo Verde
  • Edirlene Mota Universidade de Moçambique
  • Simone Cabral Marinho dos Santos UERN

DOI:

https://doi.org/10.59776/rter.v3i1.5282

Keywords:

Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Moçambique e Cabo Verde, Reflexões, Necessidades Educativas Especiais, Trajetória

Abstract

A educação inclusiva em Moçambique e Cabo Verde encontra-se em processo de construção, tendo em conta as medidas de contenção orçamentais que limitaram a sua efetivação enquanto política pública em todos os níveis. Isso condicionou muitos aspectos para a implementação de estratégias de políticas de inclusão, como formação de professores, construção e apetrechamento de escolas a fim de atender a condições específicas de alunos com necessidades educativas especiais. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a trajetória quanto à implementação das políticas de educação inclusiva em Moçambique e Cabo Verde a partir de documentos legais nacionais e protocolos internacionais, dos quais os dois países são signatários. Quanto à análise, discute a Declaração de Salamanca (1994), ratificada por documentos oficiais de Moçambique e Cabo Verde, de modo a assegurar a educação para crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais no sistema nacional de ensino de ambos. Do estudo realizado, percebe-se avanços significativos do ponto vista legal, necessitando, porém, de ações mais efetivas de promoção à educação inclusiva nos referidos países.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-08-19