CONVERGÊNCIAS ENTRE AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM E O CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-3530.2024.6511Resumen
As competências avaliadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são exploradas com frequência em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, voltadas à produção textual, já que seu resultado equivale à nota de uma área no referido exame. Apesar do amplo investimento nesse trabalho, as médias alcançadas por candidatos egressos da rede pública na área não equivalem a 600 pontos. Considerando as contribuições do Ciclo de Ensino e Aprendizagem para o trabalho com a produção de textos, este estudo objetiva analisar os pontos de convergências entre as estratégias que integram os ciclos do CEA e as competências avaliadas no ENEM. O método explorado neste estudo é qualitativo, visto que será realizada uma abordagem comparativa entre as proposições do CEA e as competências avaliadas na redação do ENEM. Os resultados apontam que as estratégias que integram o CEA são contempladas nas competências avaliadas na redação do ENEM, embora a organização das competências não possibilite identificar em que medida a organização sequencial das estratégias do CEA se realiza. Este estudo é importante por utilizar-se da orientação teórico-metodológica do CEA para a abordagem de texto do domínio da exposição e exposição, a exemplo da redação cobrada no ENEM.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-12-20 (2)
- 2024-12-17 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Rede-Ter
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Como política de direitos autorais, é imprescindível que o(s) autor(es) assinem o documento e o submetam junto aos documentos finais para publicação.