CONVERGÊNCIAS ENTRE AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM E O CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autori

  • CICERA ALVES AGOSTINHO DE SA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-3530.2024.6511

Abstract

As competências avaliadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são exploradas com frequência em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, voltadas à produção textual, já que seu resultado equivale à nota de uma área no referido exame. Apesar do amplo investimento nesse trabalho, as médias alcançadas por candidatos egressos da rede pública na área não equivalem a 600 pontos.  Considerando as contribuições do Ciclo de Ensino e Aprendizagem para o trabalho com a produção de textos, este estudo objetiva analisar os pontos de convergências entre as estratégias que integram os ciclos do CEA e as competências avaliadas no ENEM. O método explorado neste estudo é qualitativo, visto que será realizada uma abordagem comparativa entre as proposições do CEA e as competências avaliadas na redação do ENEM. Os resultados apontam que as estratégias que integram o CEA são contempladas nas competências avaliadas na redação do ENEM, embora a organização das competências não possibilite identificar em que medida a organização sequencial das estratégias do CEA se realiza. Este estudo é importante por utilizar-se da orientação teórico-metodológica do CEA para a abordagem de texto do domínio da exposição e exposição, a exemplo da redação cobrada no ENEM.

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Pubblicato

2024-12-17 — Aggiornato il 2024-12-20

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Artigos