Educa(ação) para transgressão
um olhar sob a perspectiva de Bell Hooks e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.59776/rmx.v1i1.5605Resumo
Trata-se de uma investigação inspirada no debate de uma sociologia estatisticamente improvável, pois objetiva analisar como os estudos de Bell Hooks podem ensinar alunos(as) com histórico de fracasso a transgredir nos estudos, e como as pesquisas de Paulo Freire podem ensinar professores(as) a contribuir com uma educação como prática da liberdade. Os instrumentos de coleta de dados deram-se por meio de pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como: sociologia do êxito improvável; educação transgressora; educação como prática da liberdade; educação de jovens e adultos. Após síntese das leituras, pode-se afirmar que o pensamento arrebatador e engajado que Bell Hooks propaga vem sendo capaz de tirar as pessoas pobres de um lugar de conformismo e de lhes oferecer uma nova perspectiva de liberdade. Na escola, o educador progressista, sobretudo o que atua na Educação de Jovens e Adultos, pode mobilizar seus alunos a transgredir o fracasso e a humilhação social e escolar.