Educa(ação) para transgressão

um olhar sob a perspectiva de Bell Hooks e Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/rmx.v1i1.5605

Resumo

Trata-se de uma investigação inspirada no debate de uma sociologia estatisticamente improvável, pois objetiva analisar como os estudos de Bell Hooks podem ensinar alunos(as) com histórico de fracasso a transgredir nos estudos, e como as pesquisas de Paulo Freire podem ensinar professores(as) a contribuir com uma educação como prática da liberdade. Os instrumentos de coleta de dados deram-se por meio de pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como: sociologia do êxito improvável; educação transgressora; educação como prática da liberdade; educação de jovens e adultos. Após síntese das leituras, pode-se afirmar que o pensamento arrebatador e engajado que Bell Hooks propaga vem sendo capaz de tirar as pessoas pobres de um lugar de conformismo e de lhes oferecer uma nova perspectiva de liberdade. Na escola, o educador progressista, sobretudo o que atua na Educação de Jovens e Adultos, pode mobilizar seus alunos a transgredir o fracasso e a humilhação social e escolar.

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Biografia do Autor

Pedro Bruno Lima Pereira, UERN

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela UERN; Especialista em Docência no Ensino Superior e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Uniasselvi; Especialista em Gestão Escolar pela UniVit´ória; Bacharel em Humanidades e Licenciado em Pedagogia pela Unilab. Pesquisador, consultor acadêmico, palestrante e professor da Educação Básica.

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Publicado

2024-03-26