Leone, Natália e Carlo:

trajetória e memória na Escola do historiador Ginzburg

Autores

  • Caroline Souza UERN
  • Ivaneide Barbosa Ulisses UECE

DOI:

https://doi.org/10.59776/rmx.v1i1.5619

Palavras-chave:

Trajetória, Ginzburg, Historiador, Paradigma

Resumo

O artigo traz reflexões trabalhadas na pesquisa de trabalho de conclusão de curso, sob o título: Ginzburg e o paradigma indiciário: capítulos da construção de um método de investigação histórica, concluída em 2021, na Universidade Estadual do Ceará. Nela, buscou-se problematizar a metodologia posta por Carlo Ginzburg, chamada de “Paradigma Indiciário”. O objetivo deste artigo é desenvolver uma possível trajetória do autor. A trajetória de vida se caracteriza pela união de eventos que constituem a vida de uma pessoa e pode ser apresentada pela frequência dos acontecimentos. Neste trabalho, tal trajetória fora elaborada a partir de documentos das vivências familiares e acadêmicas, um conjunto de leituras que foram importantes para a compreensão das suas escolhas temáticas de pesquisa. Para nós a trajetória não se separa da produção intelectual do mesmo e nos faz perceber permanências e escolhas do autor em seus trabalhos acadêmicos.

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Publicado

2024-03-26