Produção textual escrita em contexto acadêmico: as sequências textuais como fundamento teórico e metodológico para as práticas de letramento
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02424Mots-clés :
Linguística Textual, Letramento acadêmico, Sequências textuaisRésumé
Objetivamos discutir sobre as contribuições da Linguística Textual para as práticas de letramento nos cursos de licenciatura, especialmente no domínio da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). A proposta é a de que a Linguística textual, por contemplar os estudos dos gêneros textuais e das sequências textuais, contribui de forma didático-metodológica – e teórica – para o trabalho de produção textual escrita. Partimos de uma análise minuciosa, já realizada em pesquisa anterior, das ementas de disciplinas de língua portuguesa dos cursos de licenciatura da UNESPAR. A referida análise é parte de um projeto mais amplo, intitulado Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos, coordenado pela Prof.ª Cristovão (UEL). Aqui, apresentamos parte dos resultados dessa pesquisa, sugerindo uma proposta de encaminhamento para a efetivação da prática de escrita, que se traduz pela realização de um trabalho minucioso sobre as sequências textuais. Assumimos que trabalhar com as sequências textuais, atentando-se às macroproposições que as constituem, representa uma estratégia metodológica para o ensino e prática dos diferentes gêneros textuais acadêmicos. Para tanto, partimos da concepção de gêneros textuais, de Marcuschi (2008) e Cavalcante et al. (2022); do estudo das sequências textuais, de Adam (2011, 2019), das discussões sobre letramento acadêmico, propostas por Cristovão e Vieira (2016).
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