Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02325

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Saber acadêmico, Escrita acadêmica

Resumo

Este artigo objetiva analisar a escrita acadêmica de alunos do curso de Letras de uma faculdade particular no município de Fortaleza-CE. Para tanto, tomamos como corpus de análise a seção de introdução de artigos científicos produzidos como Trabalho de Conclusão de Curso e, em paralelo, analisamos trechos de uma entrevista aplicada com os autores dos trabalhos. Os resultados apontam para um descompasso entre a expectativa da escrita acadêmica do contexto do qual os alunos fazem parte e o produto que eles entregam em retorno. Isso revela desafios no tocante ao (i) domínio do modo de fazer pesquisa e ao (ii) de comunicar seus achados no gênero artigo científico. Tal situação, aponta para a necessidade de se (re)pensar a formação do professor universitário que desempenha o papel de orientador, dada sua importância para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos alunos; bem como a criação de disciplinas para o ensino do letramentos acadêmicos ao longo do curso de Letras. Dessa forma, os desafios dos alunos com a escrita acadêmica podem ser melhor compreendidos e, consequentemente, superados em um processo de instrução explícita. 

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Biografia do Autor

Adriana Regina Dantas Martins, Núcleo de Educação a Distância Unigrande

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC)  e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É, tam´bem, especialista em Linguística Aplicada da Língua Estrangeira pela Faculdade 7 de Setembro. Professora Efetiva da Seduc-CE e Professora do curso de Letras e Núcleo de Educação a Distância Unigrande.

Rafael Lira Gomes Bastos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa GERLIT/CNPq.

Paulo Jefferson Pereira Barreto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da UFC (Semioce). 

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

MARTINS, A. R. D.; BASTOS, R. L. G.; BARRETO, P. J. P. Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02325, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02325. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5176. Acesso em: 7 jul. 2024.