v. 10 (2021): Publicação contí­nua

					Visualizar v. 10 (2021): Publicação contí­nua
Publicado: 2021-03-11

Editorial

  • Ética na publicação cientí­fica em periódicos: algumas considerações

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02135
    José Cezinaldo Rocha Bessa
    e02135

Artigo convidado

  • Abordagem textual no contexto da BNCC: panorama teórico e propostas de atividades

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02108
    Leonor Werneck dos Santos
    e02108

Artigos

  • A constituição do sujeito no espaço-tempo em Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02101
    Grenissa Bonvino Stafuzza, Bruno Oliveira
    e02101
  • A prática de escrita em uma perspectiva dialógica de linguagem: interações entre ensino fundamental e superior

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02102
    Débora Ventura Klayn Nascimento
    e02102
  • Orações existenciais em teses de doutorado do Português Brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02103
    Cí­cera Alves Agostinho de Sá
    e02103
  • Metagêneros em contexto acadêmico: o ensino do TCC a partir de tutoriais em ví­deos de YouTube

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02104
    Antonio Artur Silva Cantuário, Francisco Alves Filho
    e02104
  • A centralidade do texto no ensino de lí­ngua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02105
    Antonio Flávio Ferreira de Oliveira
    e02105
  • Enunciação em memes sobre a pandemia: análise discursiva de sentidos na web

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02106
    Bruno Deusdará, Poliana Coeli Costa Arantes, Thatiana Muylaert
    e02106
  • Processos mentais e construção de sentidos na fundamentação teórica da tese de doutorado

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02107
    Anikele Frutuoso
    e02107
  • "Se podes ver, repara": um olhar sobre o ethos da mulher do médico em "Ensaio sobre a cegueira"

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02109
    Suely Almeida, Sueilton Junior Braz de Lima, Paloma da Silva Oliveira, Gilton Sampaio de Souza
    e02109
  • Ressignificações: sobre o tempo em Walter Benjamin e em Émile Benveniste

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02110
    Aroldo Garcia dos Anjos
    e02110
  • Análise linguí­stico-discursiva da relação de influência da Redação Galileu sobre seu leitor em notí­cias de divulgação cientí­fica

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02111
    Eduardo Paré Glück, Marcos Filipe Zandonai
    e02111
  • Análise linguí­stica a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Lí­ngua Portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02112
    Maria José Fernandes da Silva Araújo, Edmar Peixoto de Lima
    e02112
  • Uma análise semântico-argumentativa de textos de alunos do 8º ano: o trabalho com o gênero carta do leitor em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02113
    André Felipe Pereira de Souza, Áustria Rodrigues Brito
    e02113
  • Contextos discursivos e pandemia: a construção de objetos de discurso na narrativa bolsonarista

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02114
    Denise Teixeira Marques
    e02114
  • Investigando os tipos de processos no resumo acadêmico: um estudo sistêmico-funcional

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02115
    Débora Brenda Teixeira Silva, Natalyany Nunes Oliveira, José Roberto Alves Barbosa
    e02115
  • Recursos e princí­pios do Barroco nos discursos de polarização polí­tica no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02116
    Fernando Fidelix Nunes
    e02116
  • Revisão colaborativa de textos argumentativos em plataformas digitais no Ensino Médio da Cedaf/UFV

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02117
    Sí­lvio Rodrigo de Moura Rocha
    e02117
  • Melos e letramento cancional – análise discursiva de canções e uma proposta de transposição didática

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02118
    Adriano Dantas de Oliveira, Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos
    e02118
  • Golpe ou impeachment? Um embate ideológico sob a perspectiva da Análise do Discurso

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02119
    Rafaela Regina Ghessi-Arroyo
    e02119
  • A prática da análise linguí­stica nas sequências didáticas: produzindo ativamente o gênero artigo de opinião

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02120
    Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
    e02120
  • O processo de (re)escrita do gênero artigo de opinião com estudantes do 9º ano de uma escola pública de Goiás

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02121
    Lara Roberta Silva Assis, Rodrigo Milhomem de Moura, Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
    e02121
  • (Des)construção de conhecimento sobre a docência em Lí­ngua Inglesa: a extensão universitária como espaço de formação

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02122
    Marcela Cristina Fideles Gonzaga, Vanderlice dos Santos Andrade Sól
    e02122
  • Um relato de experiência com avaliação no ensino de lí­ngua inglesa para crianças

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02123
    Luana Silva da Cunha, Gladys Quevedo-Camargo
    e02123
  • Primary school teachers' purposes and beliefs about the use of L1 in the EFL classroom

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02124
    Teresa Galán Sánchez, José Luis Estrada Chichón
    e02124
  • Gesto como categoria linguí­stica: incorporação ou exterioridade teórica?

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02125
    Silvana Silva
    e02125
  • Sala de Aula Invertida e Letramento Crí­tico nas aulas de inglês: uma experiência de ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02126
    Gabriela Bohlmann Duarte, Claudia Tavares
    e02126
  • Redação Enem – um olhar sobre a estase argumentativa

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02127
    Ana Gabriela Moreira e Silva, Rubens Damasceno-Morais
    e02127
  • Os Projetos de Letramento como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02128
    Claudia Gean Carneiro Araujo , Ana Maria de Oliveira Paz
    e02128
  • Os saberes docentes e a responsividade de licenciadas/estagiárias em letras/português no ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02129
    Silvio Nunes da Silva Júnior, Geam Karlo Gomes
    e02129
  • Um guia de estratégias de leitura para o texto hipermodal em lí­ngua estrangeira: foco na hipermodalidade e no afeto

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02130
    Lizane Ferreira Abritta Abritta , Patrí­cia Nora de Souza Ribeiro
    e02130
  • A mediação dialógica e o ensino-aprendizagem de lí­ngua inglesa como re/ação cultural: debates para a produção textual

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02131
    Rita de Cássia Souto Maior , Poliana Pimentel Silva , Lilian Soares de Figueiredo Luz
    e02131
  • Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02132
    Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz, Arnaldo Cortina
    e02132
  • #Fica espanhol: a nomeação de um movimento

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02133
    Kelly Cristini Granzotto Werner, Eliana Rosa Sturza
    e02133
  • Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade

    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02134
    Angélica Alves Ruchkys
    e02134

Nominata de pareceristas