v. 10 (2021): Publicação contí­nua

					Visualizar v. 10 (2021): Publicação contí­nua
Publicado: 2021-03-11

Editorial

  • Ética na publicação cientí­fica em periódicos: algumas considerações

    José Cezinaldo Rocha Bessa
    e02135
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02135

Artigo convidado

  • Abordagem textual no contexto da BNCC: panorama teórico e propostas de atividades

    Leonor Werneck dos Santos
    e02108
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02108

Artigos

  • A constituição do sujeito no espaço-tempo em Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza

    Grenissa Bonvino Stafuzza, Bruno Oliveira
    e02101
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02101
  • A prática de escrita em uma perspectiva dialógica de linguagem: interações entre ensino fundamental e superior

    Débora Ventura Klayn Nascimento
    e02102
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02102
  • Orações existenciais em teses de doutorado do Português Brasileiro

    Cí­cera Alves Agostinho de Sá
    e02103
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02103
  • Metagêneros em contexto acadêmico: o ensino do TCC a partir de tutoriais em ví­deos de YouTube

    Antonio Artur Silva Cantuário, Francisco Alves Filho
    e02104
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02104
  • A centralidade do texto no ensino de lí­ngua materna: uma perspectiva da Filosofia da Linguagem do Cí­rculo de Bakhtin

    Antonio Flávio Ferreira de Oliveira
    e02105
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02105
  • Enunciação em memes sobre a pandemia: análise discursiva de sentidos na web

    Bruno Deusdará, Poliana Coeli Costa Arantes, Thatiana Muylaert
    e02106
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02106
  • Processos mentais e construção de sentidos na fundamentação teórica da tese de doutorado

    Anikele Frutuoso
    e02107
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02107
  • "Se podes ver, repara": um olhar sobre o ethos da mulher do médico em "Ensaio sobre a cegueira"

    Suely Almeida, Sueilton Junior Braz de Lima, Paloma da Silva Oliveira, Gilton Sampaio de Souza
    e02109
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02109
  • Ressignificações: sobre o tempo em Walter Benjamin e em Émile Benveniste

    Aroldo Garcia dos Anjos
    e02110
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02110
  • Análise linguí­stico-discursiva da relação de influência da Redação Galileu sobre seu leitor em notí­cias de divulgação cientí­fica

    Eduardo Paré Glück, Marcos Filipe Zandonai
    e02111
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02111
  • Análise linguí­stica a serviço dos gêneros discursivos no ensino de Lí­ngua Portuguesa

    Maria José Fernandes da Silva Araújo, Edmar Peixoto de Lima
    e02112
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02112
  • Uma análise semântico-argumentativa de textos de alunos do 8º ano: o trabalho com o gênero carta do leitor em sala de aula

    André Felipe Pereira de Souza, Áustria Rodrigues Brito
    e02113
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02113
  • Contextos discursivos e pandemia: a construção de objetos de discurso na narrativa bolsonarista

    Denise Teixeira Marques
    e02114
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02114
  • Investigando os tipos de processos no resumo acadêmico: um estudo sistêmico-funcional

    Débora Brenda Teixeira Silva, Natalyany Nunes Oliveira, José Roberto Alves Barbosa
    e02115
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02115
  • Recursos e princí­pios do Barroco nos discursos de polarização polí­tica no Brasil

    Fernando Fidelix Nunes
    e02116
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02116
  • Revisão colaborativa de textos argumentativos em plataformas digitais no Ensino Médio da Cedaf/UFV

    Sí­lvio Rodrigo de Moura Rocha
    e02117
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02117
  • Melos e letramento cancional – análise discursiva de canções e uma proposta de transposição didática

    Adriano Dantas de Oliveira, Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos
    e02118
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02118
  • Golpe ou impeachment? Um embate ideológico sob a perspectiva da Análise do Discurso

    Rafaela Regina Ghessi-Arroyo
    e02119
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02119
  • A prática da análise linguí­stica nas sequências didáticas: produzindo ativamente o gênero artigo de opinião

    Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
    e02120
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02120
  • O processo de (re)escrita do gênero artigo de opinião com estudantes do 9º ano de uma escola pública de Goiás

    Lara Roberta Silva Assis, Rodrigo Milhomem de Moura, Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
    e02121
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02121
  • (Des)construção de conhecimento sobre a docência em Lí­ngua Inglesa: a extensão universitária como espaço de formação

    Marcela Cristina Fideles Gonzaga, Vanderlice dos Santos Andrade Sól
    e02122
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02122
  • Um relato de experiência com avaliação no ensino de lí­ngua inglesa para crianças

    Luana Silva da Cunha, Gladys Quevedo-Camargo
    e02123
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02123
  • Primary school teachers' purposes and beliefs about the use of L1 in the EFL classroom

    Teresa Galán Sánchez, José Luis Estrada Chichón
    e02124
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02124
  • Gesto como categoria linguí­stica: incorporação ou exterioridade teórica?

    Silvana Silva
    e02125
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02125
  • Sala de Aula Invertida e Letramento Crí­tico nas aulas de inglês: uma experiência de ensino remoto emergencial

    Gabriela Bohlmann Duarte, Claudia Tavares
    e02126
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02126
  • Redação Enem – um olhar sobre a estase argumentativa

    Ana Gabriela Moreira e Silva, Rubens Damasceno-Morais
    e02127
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02127
  • Os Projetos de Letramento como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar

    Claudia Gean Carneiro Araujo , Ana Maria de Oliveira Paz
    e02128
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02128
  • Os saberes docentes e a responsividade de licenciadas/estagiárias em letras/português no ensino remoto emergencial

    Silvio Nunes da Silva Júnior, Geam Karlo Gomes
    e02129
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02129
  • Um guia de estratégias de leitura para o texto hipermodal em lí­ngua estrangeira: foco na hipermodalidade e no afeto

    Lizane Ferreira Abritta Abritta , Patrí­cia Nora de Souza Ribeiro
    e02130
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02130
  • A mediação dialógica e o ensino-aprendizagem de lí­ngua inglesa como re/ação cultural: debates para a produção textual

    Rita de Cássia Souto Maior , Poliana Pimentel Silva , Lilian Soares de Figueiredo Luz
    e02131
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02131
  • Duas concepções de leitura em livros didáticos para o 7º ano do ensino fundamental

    Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz, Arnaldo Cortina
    e02132
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02132
  • #Fica espanhol: a nomeação de um movimento

    Kelly Cristini Granzotto Werner, Eliana Rosa Sturza
    e02133
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02133
  • Interface entre Escrita Criativa e Letramentos Acadêmicos no ensino de escrita na universidade

    Angélica Alves Ruchkys
    e02134
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02134

Nominata de pareceristas