(Des)construção de conhecimento sobre a docência em Língua Inglesa: a extensão universitária como espaço de formação
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02122Palavras-chave:
Formação de professores, Língua Inglesa, Projetos de extensãoResumo
Este estudo investiga os modos como licenciandos em Letras-Inglês (des)constroem conhecimento sobre a docência, ao planejar e ministrar oficinas pedagógicas em um projeto de extensão que está inserido em um programa de extensão em Linguística Aplicada (doravante LA), de uma universidade pública do Sudeste de Minas Gerais, que vem sendo desenvolvido desde 2017. A trajetória teórico-metodológica está ancorada nas pesquisas sobre formação inicial de professores desenvolvidas no âmbito da LA, em diálogo com a análise do discurso Franco-Brasileira. Esta investigação segue o paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa, com suporte quantitativo, para a interpretação sobre o material discursivo analisado. Os participantes do estudo foram quatro licenciandas em Língua Inglesa (doravante LI) que planejaram e ministraram oficinas pedagógicas, nas quais os participantes assistiram a filmes, séries e documentários e são envolvidos em discussões sobre os temas que emergem do recurso audiovisual em questão. Os instrumentos de geração de dados foram narrativas escritas, notas de campo de oficinas e reuniões pedagógicas, conversas em um grupo de WhatsApp e questionário semiestruturado. O estudo evidencia que ações extensionistas que contemplam a aprendizagem da docência possuem potencial para colaborar para a formação, ao proporcionar experiências genuínas de ensino e aprendizagem. Concluindo, o estudo traz reflexões sobre a importância da ampliação de espaços de formação, buscando discutir questões da formação inicial e continuada de professores de LI.
Downloads
Referências
BOA SORTE, P.; RAVAGNOLI, N. S. R. A graduação em letras-inglês como formação contínua í luz da complexidade. In: ALMEIDA et al. (org.). Formação de professores de línguas: lições aprendidas com Antonieta Celani. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 269-298.
BOMFIM, B. B. S. B.; CONCEIÇíO, M. P. A formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores de línguas: novos olhares. Campinas: Pontes Editores, v. 3, p. 15-48, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
CALVO, L. C. S.; FREITAS, M. A. Currículo e formação docente inicial no dizer de formadores de um curso de letras: ênfases, lacunas e consequências. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, v. 1, p. 231-264, 2011.
CASTRO, S. T. R. A constituição da dimensão docente da formação do futuro professor de Inglês em aulas de língua na graduação em Letras. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 207-230.
CORACINI, M. J. O olhar da ciência e a construção da identidade do professor de língua. In: BERTOLDO, E. S. (org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula: (língua materna e estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 193-210.
CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
ECKERT-HOFF, B. M. A escritura de si na formação do professor. In: BARTOLDO, E. S. (org.). Ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 135-151.
LARROSA, J. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução: Lara Fraga de Almeida Sampaio. 19. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
LEITE, M. S. Contribuição de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
MORO, A. F. A formação do professor de língua estrangeira: na tensão entre o dizer e o fazer. In: BERTOLDO, E. S. (org.). Ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 153-177.
ORLANDI, E. P. Recortar ou segmentar? In: ORLANDI, E. P. (org.). Linguística: questões e controvérsias. Uberaba, MG: Faculdades Integradas de Uberaba, 1984. p. 9-26.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica í afirmação do óbvio. 4. ed. Tradução: Eni Orlandi et al. Campinas, SP: Unicamp, 2009.
ROMERO, T. R. S. Construindo a inclusão de futuros professores de inglês. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p.173-198.
SERRANI, S. M. A Linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas, SP: Unicamp, 1997.
SÓL, V. S. A. Trajetórias de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada: identidades em (des)construção. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2014.
SÓL, V. S. A.; NEVES, M. S. Representações de professores de inglês da escola pública: o olhar sobre o aluno e o espaço escolar. Gláuks, v. 12, n. 1, p. 205-226, 2012.
SÓL, V. S. A. Impactos da educação continuada na constituição identitária de professores de inglês: mo(vi)mentos no tempo. Textura – Revista de Educação e Letras, v. 22, n. 52, p. 1-23, 2020.
SÓL, V. S. A. A constituição identitária de professores de língua inglesa: problematizando a relação universidade-escola e a formação inicial e continuada. Relatório de Residência Pós-Doutoral. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ University of Santa Barbara California/UCSB. 2021. No prelo.
STURM, L. Conhecendo a realidade escolar para uma formação inicial crítica e reflexiva de professores de inglês. In: SILVA, K. A. et al. (org.). A formação de professores: novos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 73-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.