A construção da significação e do sentido em Português como lí­ngua estrangeira

Autores

  • Gabrielle Perotto Souza Rosa Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Argumentação na Lí­ngua, Blocos Semânticos, Português Lí­ngua Estrangeira

Resumo

O trabalho a seguir visa analisar se certos livros didáticos utilizados para o ensino de Lí­ngua Portuguesa como Lí­ngua Estrangeira (PLE) preveem a construção do sentido dos discursos por parte do aluno. A seguinte análise se faz necessária, pois provém da constatação de que é importante, para um aprendiz de português como L2, que o ensino da lí­ngua seja muito mais do que vocabular e gramatical, mas que esse aprendiz compreenda o sentido da lí­ngua, o que está intrí­nseco no discurso. Apoiada na Teoria da Argumentação na Lí­ngua, de Oswald Ducrot, Marion Carel e outros colaboradores, pretende-se utilizar sua terceira fase de desenvolvimento, a Teoria dos Blocos Semânticos, para realizar a pesquisa. Essa teoria semântica se distingue de outras teorias semânticas porque considera que a significação está na lí­ngua e é perceptí­vel pela frase, já o sentido está no discurso e é perceptí­vel pelo enunciado. Os textos dos livros de Lí­ngua Portuguesa para estrangeiros analisados são bastante utilizados em cursos de PLE no Brasil e disponí­veis no mercado. A aplicação da análise pela Teoria dos Blocos Semânticos irá mostrar se os textos e as interpretações colaboram de forma eficaz para o desenvolvimento do domí­nio da lí­ngua portuguesa como segunda lí­ngua.

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

ROSA, G. P. S. . A construção da significação e do sentido em Português como lí­ngua estrangeira. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 139–159, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1426. Acesso em: 10 nov. 2024.