A construção da significação e do sentido em Português como lí­ngua estrangeira

Authors

  • Gabrielle Perotto Souza Rosa Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Keywords:

Argumentação na Lí­ngua, Blocos Semânticos, Português Lí­ngua Estrangeira

Abstract

O trabalho a seguir visa analisar se certos livros didáticos utilizados para o ensino de Lí­ngua Portuguesa como Lí­ngua Estrangeira (PLE) preveem a construção do sentido dos discursos por parte do aluno. A seguinte análise se faz necessária, pois provém da constatação de que é importante, para um aprendiz de português como L2, que o ensino da lí­ngua seja muito mais do que vocabular e gramatical, mas que esse aprendiz compreenda o sentido da lí­ngua, o que está intrí­nseco no discurso. Apoiada na Teoria da Argumentação na Lí­ngua, de Oswald Ducrot, Marion Carel e outros colaboradores, pretende-se utilizar sua terceira fase de desenvolvimento, a Teoria dos Blocos Semânticos, para realizar a pesquisa. Essa teoria semântica se distingue de outras teorias semânticas porque considera que a significação está na lí­ngua e é perceptí­vel pela frase, já o sentido está no discurso e é perceptí­vel pelo enunciado. Os textos dos livros de Lí­ngua Portuguesa para estrangeiros analisados são bastante utilizados em cursos de PLE no Brasil e disponí­veis no mercado. A aplicação da análise pela Teoria dos Blocos Semânticos irá mostrar se os textos e as interpretações colaboram de forma eficaz para o desenvolvimento do domí­nio da lí­ngua portuguesa como segunda lí­ngua.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (org.). Parâmetros atuais para o ensino de Português Lí­ngua Estrangeira. Campinas: Pontes, p. 06- 10, 1997.

CAREL, M.; DUCROT, O. La Semántica Argumentativa. Una Introducción a la Teorí­a de los Bloques Semánticos. Edición literaria a cargo de Marí­a Marta Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2008.

______. Descrição argumentativa e descrição polifônica: o caso da negação. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n.1, p. 7-18, jan/mar. 2008.

DELL"™ISOLA, R. L. P. A construção do sentido durante a leitura em português – LE. In: JÚDICE, N. (org.). Português /Lí­ngua estrangeira. Leitura, produção e avaliação de textos. Niterói: Intertexto, p. 37-42, 2000.

______. Em busca da formação continuada de professores de português como Lí­ngua estrangeira: alguns parâmetros. In: JÚDICE, Norimar (org.). Ensino da lí­ngua e da cultura do Brasil para estrangeiros. Niterói: Intertexto, p. 09-21, 2005.

DUCROT. Introducción. Conferencia 1. In: CAREL, M.; DUCROT, O. La Semántica Argumentativa. Una Introducción a la Teorí­a de los Bloques Semánticos. Edición literaria a cargo de Marí­a Marta Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, p. 11-60, 2005.

______. Os internalizadores. In: A Teoria da Argumentação na Lí­ngua: estudos e aplicações. Letras de Hoje. Porto Alegre, v.37, n.º 3, p. 7-26, setembro, 2002.

LIMA, E. E O. F; IUNES, S. A. Falar... ler... escrever... Português: um curso para estrangeiros. São Paulo: E.P.U., 2013.

ROTTAVA, L. A Leitura e a Escrita como processos Interrelacionados de construção de sentidos em contexto de Ensino/Aprendizagem de Português como L2 para hispano-falantes. 1 ed. Ijuí­: Unijuí­, 2003.

SAVIGNON, S. J. Communicative Language teaching for the twenty-first century. In: CELCE-MURCIA, M. (Ed.). Teaching English as a second or foreign language. 3 ed. Boston: Heinle & Heinle, p. 15-20, 2001.

STERNFELD, L. Materiais didáticos para o ensino de português lí­ngua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (org.). Parâmetros atuais para o ensino de Português Lí­ngua Estrangeira. Campinas: Pontes, p. 47-57, 1997.

VIANA, N. Planejamento de cursos de lí­nguas – pressupostos e percursos. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (org.). Parâmetros atuais para o ensino de Português Lí­ngua Estrangeira. Campinas: Pontes, p. 27–35, 1997.

Published

2016-06-10

How to Cite

ROSA, G. P. S. . A construção da significação e do sentido em Português como lí­ngua estrangeira. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 139–159, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1426. Acesso em: 23 nov. 2024.