Práticas de leitura do gênero história em quadrinho em ELE

Autores

  • Rafael Batista Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Leitura, Inferenciação, Vocabulário

Resumo

Uma das habilidades essenciais do ensino de lí­ngua estrangeira é a leitura. Entendendo essa habilidade como uma atividade discursiva complexa, temos o objetivo de propor algumas práticas ilustrativas de trabalho lexical para a composição de um quadro metodológico para o ensino da leitura em lí­ngua espanhola do gênero do discurso história em quadrinhos. Para isso, tomamos três histórias em quadrinhos de uma edição da revista "Mónica y su pandilla", assumindo como pressupostos teóricos e metodológicos a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. Também faz parte do quadro teórico estudos mais especí­ficos sobre o gênero em questão e documentos que orientam o ensino de Espanhol como Lí­ngua Estrangeira (ELE) no Brasil. Demonstramos por meio deste trabalho que, embora a leitura seja uma atividade complexa, há formas de lidarmos com ela, contribuindo para que nossos alunos construam um acervo de estratégias de leitura em lí­ngua estrangeira que possam orientar a prática de leitura e outros objetivos do ensino de lí­ngua estrangeira, como a aquisição de vocabulário. Concluí­mos revelando a importância de se formar sujeitos que valorizem as práticas bilí­ngues ou multilí­ngues em um mundo intercultural.

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Referências

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

ANDRADE, R. B. . Práticas de leitura do gênero história em quadrinho em ELE. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 88–102, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1211. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores